Lotus Esprit regressa com carroçaria em carbono
- João Isaac

- 2 de out. de 2025
- 2 min de leitura
A empresa britânica Encore assina o projeto “Series 1”, que não é mais do que homenagem ao “design” original de Giorgetto Giugiaro do desportivo fabricado de 1976 a 2004 (produziram-se, de acordo com os registos disponíveis, 10.675 unidades).

As imagens promocionais divulgadas pela própria Encor, como habitualmente, sobretudo quando a ideia é antecipar e promover a apresentação de automóvel novo, são muito pouco reveladoras, mas permitem-nos antecipar, por exemplo, a manutenção do essencial das linhas clássicas do Lotus Esprit, o que significa poucas mudanças na obra-prima automóvel assinada pelo “designer” italiano Giorgetto Giugiaro.
O mais recente membro da “família” automóvel “restomod” inspira-se, assim, na primeira geração do desportivo icónico da Lotus, marca na “órbita” do consórcio chinês Geely, mas o Series 1 novo conta com o mesmo chassis do Esprit mais recente, que tinha motor V8, mecânica que Encor arrumou sob carroçaria 100% fabricada com recurso a fibra de carbono (originalmente, o modelo era em fibra de vidro), mudança que garante níveis de rigidez muito superiores e também assegura redução importante no peso.
O V8 3.5 biturbo e a caixa Manuel de 6 velocidades mantêm-se ao serviço, mas ambas foram revistos, profundamente, pela equipa da Encor, empresa qeu promete níveis de “performances” muitíssimo superiores às do original, assim como progressos substanciais na agradabilidade de utilização, graças ao sistema moderno de gestão do motor. O interior também foi modernizado, ganhando, por exemplo, revestimentos em Alcantara, pele e alumínio maquinado. Em termos de equipamentos, no Esprit “novo”, não falta sequer um moderno sistema de ar condicionado nem tecnologias de conetividade do tipo Apple Car Play ou câmaras 360º para assistência ao parqueamento.

A equipa da Encor é composta por elementos com muita experiência acumulada em fabricantes de renome no segmento dos superdesportivos, como Porsche, Pagani, Aston Martin, Koenigsegg ou… Lotus, facto que eleva as expetativas no que respeita ao desempenho do Series 1. O “designer” responsável por esta reinterpretação é Daniel Durrant, o ex-líder do programa Emira.
A Encor, confirmando-se as informações de que dispomos, anunciará todos os detalhes do projeto apenas em novembro. Estima-se que o preço-base do carro novo ronde as 430.000 libras, o equivalente a cerca de 493.000 € euros, montante que não considera nenhum dos opcionais disponíveis nem a personalização do automóvel ou os impostos a pagar pela compra do Esprit V8 original, que não será mais do que o “ponto de partida” para a produção do Series 1. Fabricar-se-ão só 50 unidades, o que garante a exclusividade do projeto.







Comentários