A Porsche anunciou versões novas para a berlina, ambas com sistemas híbridos Plug-In que permitem percorrer mais de 90 km eletricamente: 4 E Hybrid com 470 cv e 4S E-Hybrid com 544 cv

A terceira geração do Panamera integrou o catálogo da Porsche (Dr. Ing. h.c. F. Porsche AG | Porsche Portugal) em novembro do ano passado, nas versões 4 (353 cv), 4S (353 cv) e Turbo E-Hybrid (680 cv). Agora, a marca alemã anuncia mais dois modelos, ambos com tecnologia híbrida Plug-In: 4 E-Hybrid com 470 cv e 4S E-Hybrid com 544 cv (Model Overview Panamera | Porsche Car Configurator) e já disponíveis para encomenda, anunciando-se 133.019 € para o primeiro e 148.746 € para o segundo.
Panamera 4 E-Hybrid e 4S E-Hybrid partilham o sistema PHEV que também está montado no topo de gama Turbo E-Hybrid (207.065 €), que inclui motor elétrico com 190 cv integrado no módulo da caixa automática de 8 velocidades e alimentado por bateria de iões de lítio com 25,9 kWh de capacidade bruta, componente que “penaliza” a capacidade da mala, por reduzi-la de 494 litros para “apenas” 421. A berlina da Porsche tem 5,052 m de
comprimento e 4 lugares (opcionalmente, a marca alemã entrega-a com 5…).

Os dois PHEV novos da Porsche partilham, igualmente, o sistema de quatro rodas motrizes e a mecânica de combustão interna (V6 2.9), mas esta unidade com injeção direta e sobrealimentação turbo rende 305 cv no Panamera 4 E-Hybrid e 354 cv no Panamera 4S E-Hybrid, o que explica as potências diferentes. Em qualquer dos casos, possibilidade de condução em modo elétrico, anunciando-se até 93 km e 90 km de autonomia entre recargas. Por isso, sem surpresa, os consumos médios reivindicados também são moderados: 1,0 l/100 km para o modelo com 470 cv e 1,1 l/100 km para a versão com 544 cv.
O Panamera novo (designado internamente pelo nome de código G3) sucede ao G2 introduzido pela Porsche em 2016 e é fabricado em Leipzig, na Alemanha. Nas duas versões PHEV apresentadas agora, opcionalmente, sistema de suspensão revolucionário (Porsche Active Ride). O 4 E-Hybrid acelera de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos, enquanto o 4S E-Hybrid cumpre o mesmo arranque em 3,7 segundos. O automóvel mais potente é, também, mais rápido, com 290 km/h de velocidade máxima “contra” 280.

O ano passado, o Panamera contribuiu com 34.020 exemplares para o recorde de 320.221 automóveis vendidos pela Porsche, mas foi apenas o quinto modelo mais bem-sucedido da gama, à frente de 718 Boxster/Cayman (20.518) e atrás de Taycan (40.629), 911 (50.416), Macan (87.355) e Cayenne (87.553). O G3 não tem a variante Sport Turismo apresentada, originalmente, no salão de Genebra de 2017.
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