top of page
Logotipo | e-auto

Mercado cresce 16,5% em maio

As matrículas de automóveis novos em Portugal aumentaram 16,5% em maio, comparativamente ao mesmo mês do ano passado. Os carros com motorizações elétricas representaram 19% dos registos. 



O mercado automóvel regressou aos resultados positivos de forma consistente, com os dados mais recentes da Associação automóvel de Portugal (ACAP) a apontarem um crescimento de 16,5% nas matrículas registadas em maio de 2025, face ao mesmo mês do ano anterior. Os dados apontam para 27.043 veículos matriculados no quinto mês do ano

 

No cômputo dos primeiros cinco meses, foram matriculados 116.656 veículos novos, o que representou um aumento de 3,6% relativamente ao mesmo período do ano anterior.

 

Por categorias, a dos ligeiros de passageiros, sempre a mais representativa, registou um aumento de 18,6% em relação ao mesmo mês de 2024, matriculando-se 23.545 unidades. De janeiro a maio, foram matriculadas 100.842 unidades, ou seja, um aumento de 4,8% relativamente ao período homólogo de 2024.



No caso dos veículos ligeiros de passageiros movidos a energias alternativas, estes representaram 65,8% das matrículas entre janeiro e maio, dos quais a maior fatia pertenceu aos híbridos (HEV), com 24,7%, seguindo-se os modelos 100% elétricos, com 20,2%. Já no mês de maio apenas, o peso dos elétricos foi de 19%.

 

Quanto ao mercado de ligeiros de mercadorias, registou-se em maio um crescimento de 4,2% face ao mês homólogo de 2024, com 2.863 unidades matriculadas. Em termos acumulados, o mercado atingiu 13.034 unidades, caindo 2,5% face ao mesmo período de 2024.

 

Por último, no mercado de veículos pesados, que engloba os tipos de passageiros e de mercadorias, em maio verificou-se um aumento de 2,3% em relação ao mês homólogo de 2024, tendo sido comercializados 635 veículos. No total dos cinco meses matricularam-se 2.780 unidades, representando uma quebra de 8,5%.



Peugeot cimenta liderança 

No mercado de ligeiros de passageiros, por ser o mais significativo, as matrículas de maio trouxeram consigo um reforço da liderança por parte da Peugeot, com a marca francesa a registar 2.470 unidades em maio de 2025, crescendo 38,5% face ao mesmo mês de 2024 e atingindo uma quota de 10,49% de mercado. A prestação de maio permitiu à Peugeot reforçar a sua liderança no mercado de forma global, algo que veremos de seguida.

 

Ainda no mês de maio, realce também para os bons desempenhos de Dacia (1.732 unidades; +32,1%), Mercedes-Benz (1.702 unidades; +13%), Volkswagen (1.634 unidades; +11,6%) e Renault (1.533 unidades; +6,9%), embora tenham existido outros construtores acima das 1.000 unidades no quinto mês do ano – casos da Citroën (1.295), BMW (1.263), Toyota (1.210) e Kia (1.056). A marca sul-coreana foi mesmo a que mais cresceu no “top-10”, subindo 47,3% face ao mesmo mês do ano passado.

 

Outras marcas também apresentaram desempenhos positivos em maio, como a Fiat, que matriculou 955 unidades e cresceu 104,5%, a Skoda, que registou 873 unidades e subiu 83,4% ou, ainda, a BYD, que matriculou 574 unidades e subiu 331,6%.



No cômputo dos cinco meses, como já foi indicado, a Peugeot leva já larga margem na tabela de vendas, com 10.896 unidades registadas de janeiro a maio, crescendo 11,1% na comparação homóloga. A marca francesa é a única acima dos 10% de quota de mercado, com 10,81%. Logo atrás, situa-se a conterrânea Renault, que matriculou 7.719 unidades para um crescimento de 3,4%, tendo no seu encalço a Dacia (7.713 unidades; +5,8%) e a Mercedes-Benz (7.604 unidades; +5,9%).

 

Um pouco mais distante, a BMW fica com o quinto posto da tabela, com 6.208 unidades matriculadas (+5,6%), logo à frente da Volkswagen (5.713 unidades; +13,7%) e da Toyota (5.392 unidades; +2,2%). Citroën, Nissan e Kia completam a lista das dez marcas mais vendidas, sendo a francesa a única com variação negativa (-16,1%) dentre esse lote.



Tesla dá “tropeção” 

Incontornável é também o “tropeção” da Tesla no mercado automóvel nacional, com a marca de Elon Musk a matricular 326 unidades em maio e a cair 64% nesse mês e a contabilizar uma descida igualmente acentuada no acumulado de vendas – com 2.773 unidades registadas de janeiro a maio, assinala-se uma descida de 34,7% face ao mesmo período do ano passado. Razões como as posições políticas do responsável máximo da marca ou a renovação de gama daquele que é o modelo mais vendido, o Model Y, podem estar na origem destes números.

 

Note-se que uma das rivais da Tesla, a BYD, apresentou um aumento de 215,9% no acumulado destes cinco meses, matriculando 2.259 exemplares, embora seja preciso notar que a marca chinesa conta com versões também híbridas “plug-in” (PHEV).

 

Além da Tesla, outras marcas também apresentam valores menos bons, como a Hyundai (-16,7%), a Fiat (-18,5%) ou a Volvo (-18%).







Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page