Mercedes-Benz Vans reinveste na combustão
- João Isaac
- 21 de fev.
- 1 min de leitura
Plataforma Van Electric Architecture não será exclusiva a partir de 2026. Marca alemã terá segunda variante desenvolvida para motores térmicos.

A Mercedes-Benz Vans anunciou estar a desenvolver uma segunda variante da sua plataforma de furgões, destinada a futuros veículos comerciais equipados com motores de combustão. Em complemento da plataforma VAN.EA - Van Electric Architecture, destinada a furgões 100% elétricos, a marca alemã está igualmente a trabalhar na VAN.CA, uma estrutura apta a receber motorizações térmicas.
Em comunicado oficial, a marca de Estugarda justifica a decisão como uma forma de dar resposta às diferentes exigências dos clientes, propondo “motores de combustão de vanguarda” em conjunto com as versões puramente elétricas. Ambas as variantes da plataforma irão partilhar cerca de 70% dos seus componentes e serão produzidas na mesma linha.
"Esta nova arquitetura permite obter o máximo de sinergias e gerar economias de escala"
"Esta nova arquitetura permite obter o máximo de sinergias e gerar economias de escala. Com uma carteira de produtos maximamente flexível, a Mercedes-Benz Vans está a assegurar uma posição competitiva no mercado para o futuro", afirma o fabricante no seu comunicado oficial.
A nova variante VAN.CA irá igualmente permitir – tal como a VAN.EA – uma clara diferenciação entre versões mais luxuosas para clientes privados e os furgões comerciais. Em 2024, as vendas de furgões elétricos da Mercedes-Benz diminuíram e representaram apenas 4,8% das vendas totais, sendo por isso compreensível a opção agora tomada.
Comments