Mercedes “chama” quase todos os AMG One à oficina
- Pedro Junceiro
- há 49 minutos
- 2 min de leitura
A Mercedes anunciou que irá proceder à vistoria de 219 unidades do superdesportivo AMG One para prevenir uma falha que poderá levar a um princípio de incêndio do veículo, cuja produção está limitada a 275 unidades.

Projeto marcado pela exigência técnica e pela excentricidade, o Mercedes-AMG One foi concebido em torno de uma unidade de potência diretamente derivada do monolugar de Fórmula 1, ou seja, com um motor V6 turbo de 1.6 litros associado a quatro motores elétricos para potência acima dos 1.000 cv.
Apesar dos muitos desafios na fase de desenvolvimento, sobretudo em torno da gestão da unidade híbrida, a marca alemã deu início às entregas do AMG One a partir de janeiro de 2023, prevendo-se a produção de apenas 275 unidades, todas com um custo em torno dos três milhões de euros, um valor que reflete a exclusividade e a tecnologia embarcada.
Porém, após dois incêndios verificados nos AMG One, a autoridade federal dos transportes motorizados (KBA) da Alemanha, instou a Mercedes-AMG a verificar a possibilidade de existir uma deficiência na montagem de um “pin” de segurança no sistema de ativação hidráulica do “spoiler” traseiro ativo, naquele que é outro conceito muito importante neste modelo – a alteração da sua configuração aerodinâmica consoante o modo de condução escolhido.
Em caso de ausência desse “pin” ou de instalação correta, pode existir uma fuga hidráulica que, em caso de contacto do líquido com os componentes quentes do motor ou até da carroçaria, dê origem a um incêndio.
Embora não estabeleça uma correlação entre essa questão e os dois casos conhecidos de unidades do AMG One incendiadas (uma no Reino Unido em maio de 2023 e outra na Alemanha, mais recentemente), a KBA indicou à marca que vistorie 219 unidades produzidas do modelo para assegurar que o “pin” está bem colocado e que daí não advém qualquer tipo de problema de segurança. De acordo com a KBA, a resolução do problema levará 90 minutos.
O site Motor1 dá conta de que a grande maioria dos veículos está situada na Alemanha, com 183 proprietários terão de entrar em contacto com a Mercedes-AMG para proceder à vistoria dos seus veículos. A produção do AMG One tem lugar na fábrica britânica de Coventry.