top of page
Logotipo | e-auto

Motor elétrico de 550 kW pesa só 13 kg

Fabricante de motores elétricos Yasa terá desenvolvido máquina elétrica com a mais elevada densidade de potência de sempre, 42 kW/kg.



A Yasa, marca britânica especializada no desenvolvimento e produção de motores elétricos, terá desenvolvido uma nova geração de motores elétricos com uma densidade de potência recorde. O novo motor elétrico é capaz de produzir uma potência de 550 kW, o equivalente a cerca de 750 cv, pesando apenas 13,1 kg.


A notícia não foi, no entanto, confirmada por um comunicado oficial, uma vez que o projeto e o “recorde mundial” foram dados a conhecer, segundo o website electrive.com, numa publicação da rede social Linked In através do perfil de Tim Woolmer, Diretor Técnico da Yasa. “Na semana passada, na Yasa, acreditamos ter alcançado, de forma não oficial (e um pouco acidental!), a maior densidade de potência já registada para um motor elétrico da sua classe (e possivelmente para qualquer motor)”, pode ler-se na publicação.



Segundo a informação avançada, o peso declarado de cerca de 13 kg já inclui os ímanes, componentes como o veio e a sua estrutura, bem como a caixa exterior, tratando-se assim de uma configuração praticamente destinada à produção. Recorde-se que a Yasa foi recentemente comprada pela Mercedes-Benz e especializa-se na produção de motores compactos de fluxo axial. Os seus motores fazem parte, por exemplo, do propulsor elétrico do recentemente apresentado AMG GT XX, o qual debita uma potência total em redor dos 1000 kW – 1360 cv.


Woolmer terá ainda destacado o facto de não se tratar de um motor de desenvolvimento especial com materiais exóticos ou peças impressas com recurso a tecnologia 3D, mas sim de um motor pronto para uma produção, nas suas palavras, "escalável para volumes de automóveis desportivos (10–50 mil unidades/ano) a um custo viável".

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
f247d7e7-d434-4333-9669-0c4a004b00ed.JPG
bottom of page