A versão GTD do Ford Mustang, com 815 cv, conseguiu "título" notável para apresentar, orgulhosamente, no currículo: desportivo norte-americano mais veloz na volta ao célebre Nürburgring-Nordschleife, Alemanha, o “Inferno Verde”, percorrendo os 20,83 km da pista em menos de sete minutos - é apenas o quinto automóvel produzido de série a fazê-lo!
Traçado caracterizado pelas suas curvas cegas e desafiantes, mas também pelos troços rápidos, o circuito de Nürburgring-Nordschleife, na região montanhosa do Eifel, Alemanha, serve de barómetro para muitos construtores avaliarem a velocidade e desempenho dos seus automóveis mais desportivos. Para a Ford, tratou-se do palco ideal para demonstrar todo o potencial do Mustang GTD, o primeiro automóvel de um fabricante norte-americano a completar a volta com 20,83 km em menos de sete minutos!
Conduzido pelo alemão Dirk Müller, 49 anos, piloto da Multimatic Motorsports, o Mustang GTD com 815 cv percorreu o circuito num tempo oficialmente certificado de 6.57,685 m. É o quinto tempo mais rápido de sempre alcançado por um automóvel desportivo de produção em série, de acordo com os registos oficiais do Nürburgring.
O registo na volta ao Nordschleife cumpre o objetivo "imposto" por Jim Farley, administrador-delegado da Ford, na estreia mundial do Mustang GTD, em agosto do ano passado.
“A equipa por detrás do Mustang GTD pegou no que aprendemos ao longo de décadas na pista e concebeu um Mustang que pode competir com os melhores supercarros do mundo”, afirmou Jim Farley. No entanto, apesar de confessar que todos na Ford estão “orgulhosos por sermos o primeiro construtor automóvel americano com um carro que consegue completar uma volta a Nürburgring em menos de sete minutos”, o diretor da marca da oval azul garante que não está satisfeito e “há muito mais tempo para 'ganhar' com o Mustang GTD. Vamos regressar ao circuito”.
O sucesso do Mustang GTD em Nürburgring deve-se ao empenho de equipa pequena e dedicada de engenheiros e “designers” na transformação da versão GT3 de competição num verdadeiro superdesportivo. Neste sentido, muito do trabalho feito incidiu na aerodinâmica e na configuração para circuitos como o Nürburgring, estando “livre” de regras e regulamentos das corridas de GT3, que proíbem grande parte da tecnologia que permitiu esta volta em menos de sete minutos. Nesse pacote encontram-se, por exemplo, discos de travão carbocerâmicos, aerodinâmica ativa e suspensão semiativa.
A carroçaria em fibra de carbono é familiar dos GT3 e, embora o Mustang GTD que completou a volta de menos de sete minutos fosse totalmente de origem, tinha equipamentos de segurança obrigatórios também na competição, como a “bacquet” com cintos de cinco pontos de fixação ou a “roll cage”.
A Ford documentou os seus esforços no período que antecedeu esta sessão cronometrada no Nordschleife em “The Road To The Ring”, documentário de 13 minutos sobre o desafio, o drama e as emoções do desenvolvimento do Mustang GTD. Conta com os testemunhos de Jim Farley e Dirk Müller, bem como de Larry Holt, Diretor Técnico da Multimatic, Greg Goodall, Engenheiro Chefe do Programa, e Anthony Colard, Diretor de Design do modelo, bem como de outros membros das equipas da Ford e da Multimatic. Além disso, também já está disponível o vídeo de bordo com a volta completa.
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