top of page
Logotipo | e-auto

Nissan: ProPilot “mais humano”

A Nissan iniciou este mês os primeiros testes à geração nova da tecnologia ProPilot, que conta com “software” de condução automatizada (Wayve AI Driver) e LiDAR mais modernos. O sistema tem estreia em automóveis de produção em série programada para 2027, no Japão.


ree

Esta geração do ProPilot, garante-o a Nissan, representa um passo em frente muito importante no domínio da condução autónoma. Para testá-la, a marca nipónica está a utilizar versões modificadas do Ariya em condições reais de utilização na capital nipónica, Tóquio, naquele que é um ambiente rodoviário desafiante, devido à quantidade enorme de veículos e peões sempre em movimento nas artérias da metrópole.

 

O ProPilot combina o “software” Wayve AI Driver da Wayve com a tecnologia Ground Truth Perception da Nissan, com a versão mais moderna do LiDAR. No total, os protótipos de teste estão equipados com 11 câmaras, cinco sensores de radar e um sensor LiDAR, o que representa um conjunto muito complexo e completo de tecnologias de assistência à condução e segurança.


ree

Compreensão reforçada 

O Wayve AI Driver à prova é um “software” que aplica tecnologia de inteligência artificial (IA) à condução automóvel, processando dados das imagens registadas pelas câmaras a bordo para garantir uma condução mais eficiente, fluida e segura em ambientes urbanos complexos. Um dos maiores méritos do sistema passa pela capacidade de compreender o meio que envolve o carro e atuar de forma preditiva, por antecipar o que poderá acontecer a seguir e o impacto das ações que executa nesses contextos.

 

A Nissan compara este sistema à intuição humana, uma vez que a IA compreende as mudanças nos cenários de condução e demonstra competências de adaptação a grande variedade de situações reais para tomar decisões corretas, mesmo em cenários muito complexos. Adicionalmente, a tecnologia nova conta com um sensor LiDAR de elevado desempenho montado no tejadilho dos Ariya, que é capaz de detetar objetos a distâncias superiores às das câmaras, o que é fundamental para a atuação do programa Ground Truth Perception.


ree

Eiichi Akashi, Diretor de Tecnologia da Nissan, garante que a geração nova do ProPilot “terá mais funcionalidades e proporcionará a sensação de ter um condutor humano experiente ao volante. Vai adaptar-se a condições de trânsito mais complexas e proporcionar maior confiança e tranquilidade, e reforçar a segurança tanto para o condutor como para os demais utilizadores das estradas”.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page