Nissan Leaf: terceira geração
- Pedro Junceiro
- 21 de jun.
- 4 min de leitura
Atualizado: 21 de jun.
Com “design” completamente novo e mais aerodinâmico, o Leaf é o capítulo seguinte daquele que foi o primeiro modelo 100% elétrico de produção em massa da Nissan. Além das duas opções de bateria (uma delas com mais de 600 km de autonomia homologada), o modelo a lançar em 2026 estará repleto de diversas tecnologias de última geração.
A postos para dar mais um passo na sua estratégia de mobilidade elétrica, a Nissan revela mais detalhes do Leaf de nova geração, modelo que segue as pisadas das duas gerações anteriores, a primeira das quais lançada em 2010. Com quase 700.000 exemplares vendidos desde então, a marca japonesa renova por completo este automóvel, dando-lhe um aspeto mais atraente e aerodinâmico com ares de SUV.
O desenho é, aliás, um dos destaques do Leaf novo. Concebido no estúdio de Design Global da Nissan em Atsugi, no Japão, este modelo foi desenvolvido com vista à obtenção de um coeficiente de resistência bastante baixo, tendo-se atingido um valor de 0,25, importante para melhorar a autonomia.
A marca apostou em puxadores das portas embutidos, linha de tejadilho fluida e na cobertura total do fundo para criar um perfil mais esguio, embora sem prejudicar o espaço a bordo, garante a Nissan. Sob esta mesma premissa, as jantes revelam desenho otimizado, entre as 18 e as 19 polegadas, mediante os níveis de equipamento.
Em termos gerais, o Leaf distancia-se do conceito de “hatchback” das duas gerações anteriores, passando a ter aparência mais próxima à de um SUV, com proteções em plástico das cavas das rodas e nas zonas inferiores dos para-choques. A iluminação tem outra dimensão, à frente com elementos LED para a iluminação diurna a coincidirem com a grelha num formato ovalizado, ao passo que os farolins atrás têm aparência 3D (inspirando-se na imagem do Nissan Z atual). O modelo mede 4.350 mm de comprimento, 1.810 mm de largura, 1.550 mm de altura e 2.690 mm de distância entre eixos.
O modelo estará disponível em sete opções de cores exteriores, incluindo a turquesa exclusiva “Luminous Teal”, enquanto os acabamentos interiores estão disponíveis em preto ou branco com detalhes em roxo (as combinações poderão diferir no momento da comercialização em cada país).

Mais espaçoso e tecnológico
Para o interior, a marca procurou oferecer um habitáculo espaçoso, funcional e com materiais de primeira linha, dispondo ainda de luminosidade melhorada, graças não só ao sistema de iluminação ambiente, mas também ao tejadilho panorâmico de vidro escurecido.
A tecnologia é aspeto bastante destacado pela Nissan, com a conectividade a assentar em sistema de infoentretenimento com Google integrado (para acesso ao Maps, assistente virtual por voz ou à loga Play Store) e dois ecrãs de 14,3 polegadas. Os condutores poderão assim controlar navegação, climatização e multimédia apenas com recurso à voz ou ligar os seus smartphones e respetivas aplicações.

Adicionalmente, a aplicação NissanConnect Services permitirá o acesso remoto ao estado da bateria, ao carregamento, ao pré-condicionamento da temperatura do habitáculo, ao planeamento de viagens e a muitas outras funcionalidades. Para os apaixonados da música, a Nissan destaca o sistema áudio premium Bose Personal Plus com altifalante integrado no encosto de cabeça do condutor. Vários sistemas e funcionalidades podem ser atualizados “over-the-air”.
No que diz respeito à bagageira, a marca aponta 437 litros de espaço de carga, podendo o acesso à mesma ser feito com abertura elétrica do portão traseiro. Algumas variantes selecionadas poderão também incluir barras de tejadilho.

Duas opções de motor
Quando for lançado, o Leaf será proposto com duas versões de combinação motor/bateria: a de entrada terá o nome Standard, com motor de 177 cv (130 kW) e 345 Nm, alimentado por bateria de 52 kWh (capacidade útil), para autonomia até 436 km. Acelera dos 0 aos 100 km/h em 8,6 segundos e atinge os 160 km/h de velocidade máxima. Esta versão admite 105 kW de potência nos postos DC, passando de 20% a 80% do estado de carga da bateria em menos de 30 minutos.
Por outro lado, a versão Extended terá motor elétrico de 218 cv (160 kW) e 355 Nm, associado a bateria de 75 kWh (útil) e autonomia até 604 km. Esta versão acelera dos 0 aos 100 km/h em 7,6 segundos e está também limitado aos 160 km/h de velocidade máxima. Ao contrário da variante anterior, esta pode carregar em tomadas DC até 150 kW, recuperando até 417 km (20 a 80%) em cerca de 30 minutos. Segundo a Nissan, o Leaf poderá fazer mais de 330 km em autoestrada (a 130 km/h), no caso do modelo mais potente.

Para as viagens mais longas, beneficia da gestão térmica inteligente da bateria para acelerar o carregamento rápido, atuando conjuntamente com o Planeador de Rotas do Google Maps para colocar automaticamente a bateria à temperatura ideal quando se aproxima de um carregador rápido, otimizando a velocidade e a eficiência do carregamento.
A tecnologia V2L (Vehicle-to-Load), para carregamento de dispositivos externos diretamente a partir do automóvel, também será possível. Para tal, os clientes necessitarão de adaptador opcional, acedendo a até 3,6 kW de potência. Mas, além disso, é compatível também com o conceito Vehicle-to-Grid (V2G), pelo que, no futuro, poderá enviar a energia armazenada para a rede elétrica, ajudando a baixar os custos com a fatura de eletricidade.
Tecnicamente, assenta sobre a plataforma modular CMF-EV, partilhada com o Ariya, e apresenta suspensão dianteira MacPherson e traseira multi-link.
Em termos de segurança, a marca aponta o ProPILOT Assist com Navilink como destaque, adaptando-se às curvas e à alteração dos limites de velocidade. O modelo disporá ainda de sistema “e-Pedal Step”e travagem regenerativa ajustável, com patamares de regeneração ajustáveis através das patilhas atrás do volante ou através do Controlo Inteligente da Distância, que adapta a regeneração com base nas condições de trânsito.
Também estão disponíveis uma vista invisível do capot e uma vista frontal ampla para ver para além de carros estacionados, edifícios ou outros obstáculos.
O novo Leaf será produzido na fábrica da Nissan em Sunderland, no Reino Unido. As encomendas terão início neste outono, estando as primeiras entregas previstas para a primavera do próximo ano.
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