top of page
Logotipo | e-auto

Piastri vence Sprint no Catar

Oscar Piastri, em McLaren-Mercedes, ganhou o Sprint no programa da quarta edição do Grande Prémio do Catar, penúltima ronda do Mundial. O triunfo é o terceiro do australiano neste formato (curiosamente, conseguiu-os todos em Lusail). Ainda esta tarde (18h00 em Portugal Continental), qualificação para o Grande Prémio de amanhã (16h00), que pode decidir tudo no campeonato!


ree

O australiano Oscar Piastri, da McLaren-Mercedes, converteu a “pole position” em vitória no Sprint do Grande Prémio do Catar, penúltima ronda do Mundial de 2025. É o terceiro triunfo do piloto de Melbourne neste formato, e também o terceiro em Lusail, que somou consecutivamente, mas somente o primeiro este ano, à sexta e última oportunidade! E este resultado permitiu-lhe ganhar dois pontos ao parceiro de equipa, Lando Norris, “apenas” terceiro na corrida com 19 voltas a circuito com 5,419 km e 16 curvas, reduzindo a desvantagem nas contas do campeonato de 24 para 22 pontos.



A história do Sprint em Lusail resume-se à partida. Oscar Piastri defendeu (bem!) a primeira posição da grelha de partida, Lando Norris fez o mesmo com a terceira, e Max Verstappen, da Red Bull-Honda RBPT, que também somava menos 24 pontos do que o piloto britânico da McLaren-Mercedes, ganhou duas posições, passando de sexto para quarto. Contudo, até à bandeira de xadrez, na frente da corrida, zero ultrapassagens!



Assim, Piastri ganhou dois pontos a Norris, reduzindo a desvantagem nas contas do Mundial para 22, enquanto Verstappen perdeu um, e passou a somar menos. E, por isso, este domingo, tem de terminar à frente do britânico para poder continuar a sonhar com o pentacampeonato. Lando, em contrapartida, se conseguir sair de Lusail com mais 26 pontos do que os rivais, é campeão mundial.


ree

 


“Até ao momento, um bom fim de semana. Gosto deste circuito. É muita rápido e tem muita aderência, qualidades que combinam com as características do nosso carro. Idealmente, ainda vamos melhorá-lo para a qualificação e a corrida”, disse Piastri, confiante na possibilidade de ainda poder disputar o título com Norris.


“Este resultado é muito positivo e segue-se qualificação crucial para amanhã. Sei que o Max ganhou posições no arranque, mas nunca olhei para trás e concentrei-me mais no George [Russell], que estava à minha à frente, do que no Verstappen”, rematou Norris.


ree

Norris campeão este domingo se… 

As contas do título, neste momento, são simples: se Norris for superado por Oscar ou Max este domingo, o título decidir-se-á apenas no Abu Dhabi, a 7 de dezembro. Para Lando vencer o campeonato no Catar, tem de manter a vantagem sobre Verstappen (em caso de desempate, tem mais uma vitória e mais três segundos lugares) e aumentar a diferença para Piastri de 22 pontos para 26. Dito de forma diferente, se Oscar terminar no “top-9”, o britânico precisa de classificar-se duas posições à frente – ou apenas uma, se ganhar e o australiano for segundo.


ree

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page