Porsche 911: mais tração integral
- Pedro Junceiro
- há 6 dias
- 3 min de leitura
Atualizado: há 5 dias
A gama 911 da Porsche passa a contar com mais três versões de tração integral 4S, ampliando a oferta deste desportivo icónico. As versões Carrera 4S, Carrera 4S Cabriolet e Targa 4S já estão disponíveis para encomenda, por preços a partir dos 200.263€.

A Porsche está a ampliar o leque de opções de tração integral do 911, passando a contar com variantes 911 Carrera 4S, Carrera 4S Cabriolet e Targa 4S. Com estas três novidades, a oferta de modelos com tração integral na gama 911 sobe para seis, situando-se abaixo das versões GTS.
As versões de tração integral têm granjeado grande sucesso entre os clientes da Porsche, pelo que estas chegadas permitem à marca de Estugarda reforçar a sua oferta no segmento dos desportivos. De acordo com a Porsche, cerca de metade dos clientes que escolhem as variantes S do 911 optam pelas opções com tração integral, sendo valorizadas especialmente em regiões com climas instáveis ou condições de estrada mais exigentes.
As novas variantes 911 com tração integral adotam o sistema melhorado do Carrera S. Ou seja, o motor boxer 3.0 de seis cilindros biturbo de 480 cv, uma melhoria de 30 cv face ao antecessor. O aumento está relacionado com a inclusão de intercooler otimizado com “design” herdado do 911 Turbo. A potência é distribuída pelas quatro rodas através da transmissão automática de dupla embraiagem (PDK) de oito velocidades. O 911 Carrera 4S Coupé acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,3 segundos (com o Pacote Sport Chrono) e atinge uma velocidade máxima de 308 km/h.
Tal como as demais versões de tração integral do 911, as variantes 4S também foram concebidas com dinâmica de condução orientada para as rodas traseiras, embora o sistema Porsche Traction Management (PTM) tenha a capacidade de distribuir mais binário ao eixo dianteiro em caso de necessidade de forma a aumentar a motricidade e a estabilidade.
Tal como nos antecessores, o conjunto da embraiagem no diferencial dianteiro, que continua a ser de refrigeração a água, é controlado electromecanicamente. As relações de transmissão foram ligeiramente ajustadas.

Equipamento melhorado
O equipamento de série foi significativamente melhorado, passando a incluir faróis LED Matrix, carregador sem fios de smartphone, jantes Carrera S de 20/21 polegadas de “design” atualizado, Porsche Torque Vectoring Plus (PTV+) e sistema de escape desportivo. Igualmente de série, o sistema de travagem deriva dos GTS, com pinças de travão em vermelho e discos de 408 mm no eixo dianteiro e de 380 mm no eixo traseiro. O 911 Targa 4S inclui rodas traseiras direcionais de série.
As versões Cabriolet e Targa estão equipadas com bancos traseiros, enquanto o coupé assume configuração de dois lugares de série (pode incluir bancos traseiros sem custos adicionais).
O interior evidencia revestimentos mediante o “Pacote de Pele” novo, sendo complementado ainda por características como espelhos retrovisores exteriores com rebatimento elétrico, “Pacote de Luzes de ‘Design’” e sensor de chuva, entre outros. A Porsche assegura ainda uma ampla gama de opções de personalizações, incluindo combinações de cores e materiais, bem como sistemas de som e de assistência à condução.

Sessenta anos do 911 Targa
Por seu turno, no ano em que o Targa comemora o 60.º aniversário, este modelo passa a estar disponível em exclusivo com tração integral. Combinando as premissas de um descapotável e de um coupé, o Targa resulta da ideia da Porsche de oferecer um desportivo que respondesse às preocupações dos clientes americanos relativamente aos descapotáveis convencionais na década de 1960.
A carroçaria Targa estreou-se em setembro de 1965 no Salão de Frankfurt e foi apelidada de “safety cabriolet”, beneficiando da barra de proteção inspirada no desporto automóvel e com tejadilho removível e janela traseira rebatível a combinarem-se para um visual único. O módulo do tejadilho do Targa atual está disponível em quatro cores – preto, azul, vermelho e castanho.

A Porsche recorreu ao nome Targa como homenagem à famosa corrida de resistência na região da Sicília, a Targa Florio.
Quanto a preços, o 911 Carrera 4S já pode ser encomendado com preços desde 200.263€, enquanto o 911 Carrera 4S Cabriolet está disponível desde 216.233€. Por fim, o 911 Targa 4S está disponível a partir dos 218.692€.
Comments