top of page
Foto do escritorPedro Junceiro

Honda Prelude na Europa em 2026

Atualizado: 19 de dez. de 2024

A Honda confirmou que o Prelude híbrido chegará ao mercado europeu no início de 2026, apresentando-se com tecnologia (S+ Shift) que simula as passagens de relações das caixas manuais. O objetivo do sistema é proporcionar mais prazer na condução do automóvel.



Confirmado para o início de 2026 como parte da ofensiva de eletrificação da Honda na Europa, o regresso do nome Prelude prevê também a introdução de uma tecnologia nova, apelidada de de “S+ Shift”, que permitirá simular passagens de caixa de forma a oferecer uma experiência de condução mais emotiva.

 

Embora a marca não adiante grandes detalhes, é indicado que o modo “S+ Shift” irá simular o som e a sensação de um efeito de passagem de caixa, tratando-se de um modelo híbrido que irá recorrer a um motor de combustão associado a duas máquinas elétricas, se se mantiver o mesmo esquema técnico utilizado até aqui nos mais recentes automóveis e:HEV, como o Civic ou o CR-V. Uma particularidade desse esquema é a de não contar com uma caixa de velocidades convencional – nem sequer CVT, apesar da denominação eCVT utilizada para fins comerciais –, beneficiando antes de uma engrenagem direta do motor às rodas quando necessário.

 

Mais evoluído para o Prelude, este sistema e:HEV deverá efetuar uma gestão simulada das rotações do motor térmico de forma a oferecer então esse efeito de passagem de caixa.

 

Recorde-se que o Prelude a lançar em 2026 será o retorno deste nome icónico na marca japonesa, estreado há 46 anos e utilizado durante cinco gerações de modelos até ao seu final, em 2000. Agora, será proposto uma vez mais como um coupé de duas portas, previsivelmente, com a mesma plataforma do Civic e com um sistema híbrido semelhante.



“O Honda Prelude é uma denominação icónica e este último modelo promete desenvolver essa herança com o desempenho híbrido que é a nossa imagem de marca e a mais recente tecnologia dinâmica”, afirma Hans de Jaeger, Vice-Presidente da Honda Motor Europe. “Tudo com o objetivo de proporcionar não só uma eficiência excecional, mas também o desempenho divertido de conduzir pelo qual este modelo é conhecido. Estamos entusiasmados com a sua chegada à Europa, depois de uma receção muito positiva até agora”, completou.

 

Este anúncio surge numa altura em que a Honda celebra o 25º aniversário de modelos híbridos, uma tecnologia com que se lançou em 1999, então com o Insight a ser o primeiro híbrido de volume a ser produzido para a Europa.

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page