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Vitória de Ticktum e da Cupra KIRO

Dan Ticktum britânico de 26 anos, e a Cupra KIRO, vencendo o ePrix de Jacarta, na Indonésia, ronda 12 da Época 11 de Fórmula E, estrearam-se a ganhar no Mundial de monolugares elétricos. Português António Félix da Costa, da Porsche, terminou a corrida em quarto e é terceiro num campeonato que tem mais quatro corridas.



À 60.ª corrida na Fórmula E, Dan Ticktum, britânico de 26 anos que ganhou Macau em 2017 e 2018, e esteve com o “pé e meio” na Fórmula 1 (integrou a Academia da Williams até 2021) antes de ingressar no campeonato de monolugares elétricos, o que aconteceu no início da Época 8, estreou-se a vencer na categoria. Conseguiu-o em Jacarta, Indonésia, na ronda 12 da temporada, assim garantindo, também, o primeiro sucesso da equipa Cupra KIRO!


Ticktum, quinto na grelha de partida que teve o compatriota Jake Dennis (Andretti) na “pole” (primeira na Época 11 e sétima na Fórmula E), manteve-se sempre entre os primeiros classificados de corrida muito movimentada num circuito com 2,370 km (e 18 curvas). E essa posição, no ePrix com 38 voltas, beneficiou-o, sobretudo depois do toque de Nyck de Vries (Mahindra) em Dennis, na volta 23, que deixou o britânico “fora de combate” e valeu 10 segundos de penalização ao neerlandês. E Dan, que não cometeu erros e conseguiu o segundo pódio de 2024-25 (terceiro em Tóquio, Japão, na corrida 2), passou de 10.º para quinto no campeonato de pilotos, com 80 pontos.



“Obviamente, sinto-me muito feliz com vitória. Estou na Fórmula E há quatro anos e nunca duvidei das minhas capacidades, mas pessoas a mais esqueceram-se do que era capaz de fazer. Agora, tenho carro e equipa, posso lutar por resultados! E o início de temporada foi difícil, mas não deixámos de acreditar nem de melhorar os nossos desempenhados, sobretudo depois de Miami [ronda 5, abril]. Trabalhamos juntos desde o meu dia 1 na categoria e, também por eles, este sucesso deixa-me bastante orgulhoso”, disse Ticktum, o oitavo vencedor em 12 corridas nesta Época 11 – e o sexto nas últimas seis corridas!

 

A Cupra KIRO sucedeu à ERT, mas as raízes da estrutura que compete com licença norte-americana encontra-se na China Racing campeã de pilotos, com o brasileiro Nelson Piquet Jr., em 2014-15, no arranque da Fórmula E. Logo, cumulativamente, esta equipa conta com 144 ePrix, três vitórias (duas na Época 1) e oito pódios.



António Félix da Costa, da Porsche, acabou na quarta posição, à frente do parceiro de equipa, o alemão Pascal Wehrlein, o piloto que o precede no campeonato, mas agora só com mais três pontos, e do primeiro classificado na Mundial de Pilotos, o britânico Oliver Rowland. O português foi apenas nono na qualificação (não esteve nos duelos que arrumam as primeiras quatro linhas da grelha e atribuem a “pole”, despedindo-se da sessão após a participação no Grupo B, que acabou em quinto, a 0,068 s do apuramento) e, seguramente, na ponta final da corrida, ainda pensou em resultado melhor, mas os incidentes com Nyck de Vries e Stoffel Vandoorne na volta 32 penalizaram-no muito: tinha 3 m de Attack Mode por usar no momento da ativação do Virtual Safety Car!



“O dia teve altos e baixos, mas a quarta posição é positiva! Tive azar com o Virtual Safety Car. Estava na luta pelo pódio e talvez até pudesse ter-me chegado aos dois primeiros na corrida. Assim, valem os pontos somados aqui, o regresso à primeira posição no campeonato de equipas, a manutenção do comando nos construtores e, ainda, a aproximação ao segundo no Mundial de Pilotos”, disse o português.

 

A próxima etapa do Mundial realiza-se em Berlim, Alemanha, a 12 e 13 de julho. O Mundial termina a 27 de julho, após dois ePrix no ExCel de Londres, Inglaterra.




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