top of page
Logotipo | e-auto
Cetelem_Simulador_AutoUsado_1200x630_V2.jpg

Primeiro Jeep elétrico tem 50 anos

Nem Avenger, nem Compass! O primeiro Jeep 100% elétrico foi o DJ5-E Electruck apresentado em 1975 pela marca norte-americana agora na “órbita” da Stellantis. Na era de corrida à eletrificação do automóvel, com novidades atrás de novidades na indústria e no mercado, contamos-lhe história recuperada do baú da memória!


ree

A Jeep não é, obviamente, a primeira marca em que pensámos sempre que o carro elétrico “entra em cena” como tema da conversa. Ainda assim, o fabricante norte-americano especialista em 4x4 e Sport Utility Vehicles (SUV), automóveis versáteis que satisfazem as ambições de aventura dos proprietários, devido às capacidades de ação fora de estrada, está comprometido com investimento em tecnologia que até já propõe no Avenger e no Compass.

 

Porém, o primeiro carro 100% elétrico da marca registada há 82 anos que assinala em 2025 o 80.º aniversário do primeiro automóvel apresentado em nome próprio, o DJ5-E Electruck, apareceu em 1975. À época, surgiu como uma resposta a crise petrolífera e era alternativa para o transporte e a distribuição de bens. Utilizaram-no, por exemplo, os correios dos EUA e do Canadá.


ree

O desenvolvimento do programa demorou apenas um ano e marca adotou a base do Dispatcher. O DJ5-E Electruck tinha baterias de chumbo que alimentavam um motor com 30 cv. A velocidade máxima era de somente 53 km/h e demorava mais de 20 s a atingi-la. A autonomia era inferior a 50 km e o acumulador de energia era muito pesado - representava 600 kg dos cerca de 1600 kg deste automóvel.

 

O DJ5-E Electruck utilizou-se até meados da década de 1980, mas a Jeep acabaria por “reformá-lo” precocemente, devido ao ciclo de vida muito reduzido da bateria. O “pack” apresentava os primeiros sinais de degradação após cerca de 300 ciclos de carga. E, assim, as cerca de 350 unidades dos correios dos EUA, mais as cinco que “trabalhavam” no vizinho Canadá, nunca foram alternativas viáveis aos carros equivalentes equipados com motores de combustão interna.

bottom of page