top of page
Logotipo | e-auto

Protótipo do McLaren Hypercar em Le Mans

A McLaren, 30 anos depois da vitória nas 24 Horas de Le Mans com desportivo que não foi pensado para a competição (F1 GTR), apresentou o protótipo do hipercarro (LMDh) com que ambiciona lutar por vitórias no Circuito de La Sarthe e no Mundial de Resistência (WEC) a partir de 2027! E anuncia-se, também, versão apenas para “trackdays” com edição limitada a 10 unidades…


ree

Este Project Endurance também considera a conceção de “derivada” para clientes da McLaren fãs de “trackdays”, que não beneficiará de homologação para estrada. A McLaren Racing está a desenvolvê-la com a Dallara em simultâneo com o LMDh de competoção. Nas duas máquinas, motor V6 biturbo. No segundo caso, venda e assistência a cargo da McLaren Automotive, empresa sob o comando de fundo de investimento (CYNV) do Abu Dhabi, com a produção de só 10 unidades.


 

O norte-americano Zak Brown, homem-forte da McLaren Racing, na apresentação do protótipo em Le Mans, prometeu “programa para clientes que permite o acesso às emoções que encontramos apenas nas corridas”. A Ferrari também conta com versão Modificata do 499P campeão de Le Mans em 2023 e 2024 e, recentemente, a Aston Martin introduziu a versão LMH do Valkyrie, que também pode conduzir-se apenas em circuito.


ree

Este anúncio e apresentação do protótipo seguiram-se às confirmações, em abril, das escolhas da Dallara como fabricante do chassis e da United Autosports como equipa para a representação da McLaren em campeonato que tem Le Mans como “bandeira”. O LMDh tem estreia em pista programada apenas para março de 2026. Na véspera das 24 Horas, soube-se, igualmente, que a McLaren United AS, o nome da estrutura nova, que terá dois hipercarros híbridos no WEC, será comandada por James Barclay, diretor da Jaguar na Fórmula E, cargo que deixará só em setembro.



Atualmente, a United Autosports, equipa com que o português Filipe Albuquerque venceu as 24 Horas de Le Mans e o Mundial em 2022, em LMP2, tem dois McLaren 720S GT3 em competição na categoria LMGT3 do Mundial desde o ano passado. E a McLaren também colabora com a Dallara no IndyCar, campeonato em que está sob o nome de Arrow McLaren. Por fim, a decisão sobre a motorização deve-se só ao rendimento do V6 biturbo apoiado por sistema híbrido, precisamente a fórmula mais recente adotada pela marca britânica para os automóveis de estrada.



Em 1995, a McLaren ganhou Le Mans com a equipa Kokusai Kaihatsi e os pilotos JJ Lehto, Yannick Dalmas e Masanori Sekiya.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page