top of page
Logotipo | e-auto
Cetelem_Simulador_AutoUsado_1200x630_V2.jpg

Rali de Portugal após Canárias em 2026

O promotor do WRC e a Federação Internacional do Automóvel (FIA), na Finlândia, apresentaram o calendário para o Mundial de Ralis de 2026. E, entre as novidades, Portugal como ronda seis de temporada com 14 etapas, como acontece este ano, devido à reintrodução da Croácia, mantendo-se, porém, a data no início de maio… EUA continuam fora do “mapa”.


ree

 O promotor do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC), com o “sim” da Federação Internacional do Automóvel (FIA), revelou o calendário para a temporada de 2026, a 54.ª na história da competição criada, formalmente, em 1973. As novidades são a reintrodução da Croácia, que figurou no “mapa” da competição de 2021 a 2024, mas não está no de 2025, e a “saída de cena” da Europa Central, prova organizada em três países (Alemanha, Áustria e Chéquia) – é a ronda 12 deste ano (16 a 19 de outubro).

 

O Rali de Portugal tem manutenção confirmada no WRC até 2028 (prolongamento do acordo assinado em maio, durante a edição de 2025, que teve número recorde de equipas inscritas, 95, com 89 a comparecerem à partida, e foi ganha pelo piloto francês Sébastien Ogier, que passou a contar com oito triunfos no nosso País). Em 2026, a 60.ª edição da prova realizar-se-á entre 7 e 10 de maio, como etapa seis de campeonato que mantém as 14 deste ano, e depois das Ilhas Canária e não antes.



Mais importante do que o reposicionamento do Rali de Portugal neste calendário é a mudança de data do Japão, que passa de novembro para maio, facto que explica a organização da etapa italiana do WRC (curiosamente, fala-se apenas em Itália, o que permite especular sobre a continuidade da Sardenha no Mundial) em outubro e não em junho. Desta forma, interrompe-se a série de sete provas em superfícies de terra introduzida no campeonato em 2023.

 

Por fim, os EUA não aparecem no calendário do WRC de 2026. O país não recebe o Mundial desde o Rally Olympus de 1988, mas admite-se que o regresso possa dar-se em 2027, com prova no estado do Tennessee. O promotor do campeonato, com calendário que apresenta somente “retoques” apresentados como “estratégicos”, se comparado com o deste ano, persegue aumento do alcance global e, também, crescimento da competitividade.


ree

O campeonato de 2026 arranca no Monte Carlo, de 22 a 25 de janeiro, e apresenta ralis em quatro continentes. E a temporada acaba só a 14 de novembro, na Arábia Saudita. “Este calendário reflete as opiniões que recebemos de equipas, pilotos e demais partes interessadas na competição. E pensámos muito sobre a sequência de eventos para beneficiarmos a componente desportiva”, disse o diretor-geral do WRC, Jona Siebel.

 

Entretanto, a Hyundai Motorsport renovou o compromisso com o WRC para 2026, mas o futuro da equipa no campeonato continua indefinido, porventura por ainda não existirem certezas sobre o regulamento técnico com introdução prevista para 2027. A marca sul-coreana tem estrutura de fábrica no campeonato desde 2014.


ree

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page