Rali de Portugal atrai 95 participantes
- José Caetano
- 25 de abr.
- 2 min de leitura
É a maior e a melhor lista de inscritos na temporada 53 do Mundial de Ralis (WRC)! Este ano, na 58.ª edição do Rali de Portugal, na estrada entre 15 e 18 de maio, com as 24 “especiais” no programa a totalizarem 344,40 km ao cronómetro, 12 Rally1 e 55 Rally2.

O WRC está nas Canárias, Espanha, para a ronda quatro do campeonato de 2025, mas o tempo é, também, de iniciar a contagem decrescente para a próxima etapa do Mundial, o Rali de Portugal. Este ano, na edição 58 da prova, número notável de participantes, com 95 equipas confirmadas à partida de competição concentrada nas regiões Centro e no Norte, com os 344,40 km ao cronómetro arrumados em 24 especiais, a cumprir de 15 a 18 maio. Na lista de inscritos, 12 equipas na categoria de topo Rally1 e 55 na Rally2.
Este ano, e pela primeira vez desde 2012, português na categoria de topo do WRC, com Diogo Salvi aos comandos de Ford Puma Rally1 da equipa M-Sport. E entre os 95 inscritos no Rali de Portugal, número que supera os 70 no Monte Carlo ou os 63 nas Canárias, encontram-se 13 pilotos portugueses. Na prova do Automóvel Club de Portugal, a Toyota dispõe de quatro GR Yaris Rally1, para Elfyn Evans, Sébastien Ogier, Kalle Rovanpera e Takamoto Katsuta. O segundo ganhou a edição de 2024 e é o piloto mais bem-sucedido no nosso País, com seis vitórias. A equipa japonesa apresenta um quinto GR Yaris Rally1, com o campeão do WRC2 no ano passado, o finlandês Sami Pajari, inscrito pela Gazoo Racing WRT2.

A Hyundai Motorsport, em Portugal, conta com três i20 N Rally, para o campeão de 2024, o belga Thierry Neuville, Ott Tänak e Adrian Fourmaux. E a M-Sport Ford tem, no nosso País, mais dois carros do que o habitual, com piloto letão (Mãrtins Sesks) e o “reforço” português a somarem-se aos dois pilotos oficiais da equipa, Grégoire Munster e Josh McErlean.
Também no WRC2, o rali antecipa-se muito, muito competitivo. Entre os inscritos, diversos nomes sonantes, como Oliver Solberg (Toyota), Gus Greensmith (Skoda), Kajetan Kajetanowicz (Toyota), Nikolay Gryazin (Skoda), Jan Solans (Toyota), Yohan Rossel (Citroën) e Léo Rossel (Citroën). Nesta categoria encontram-se também os dois ex-WRC que competem no Nacional (CPR), Kris Meeke (Toyota) e Dani Sordo (Hyundai) e os principais portugueses: Armindo Araújo (Skoda), Ricardo Teodósio (Toyota), José Pedro Fontes (Citroën), Pedro Meireles (Skoda), Gonçalo Henriques (Hyundai) e Pedro Almeida (Skoda), entre outros.
Este ano, no percurso do rali, as novidades encontram-se na primeira etapa, que é a mais longa da etapa nacional do WRC, com os troços de Águeda/Sever do Vouga e Sever do Vouga/Albergaria-a-Velha. Na segunda etapa, Vieira do Minho outra vez no mapa da prova.
Commentaires