top of page
Logotipo | e-auto

Norris na “pole” em Las Vegas

Atualizado: há 53 minutos

Lando Norris, em McLaren-Mercedes, conquistou a “pole position” para o Grande Prémio de Las Vegas, antepenúltima ronda do Mundial de 2025. O piloto britânico, numa qualificação marcada pelo piso molhado, superou Max Verstappen, da Red Bull-Honda RBPT, por 0,323 s! A corrida com 50 voltas ao circuito com 6,201 km e 15 curvas no Nevada, EUA, realiza-se na próxima madrugada, a partir das 4h00 de Portugal Continental.


ree

O britânico Lando Norris encontra-se cada vez mais próximo da vitória na corrida ao título! O piloto da McLaren-Mercedes, primeiro no campeonato de 2025, com mais 24 pontos do que o australiano Oscar Piastri, companheiro de equipa, e 49 do que o tetracampeão mundial Max Verstappen, neerlandês da Red Bull-Honda RBPT, superiorizou-se aos rivais na luta pela primeira posição na grelha de partida para a penúltima ronda do Mundial e conquistou a “pole” para a terceira edição do Grande Prémio de Las Vegas.


 

Para Norris, que completou 26 anos no dia 13, 16.ª “pole position” na Fórmula 1, a sétima em 2025, a terceira consecutiva e a primeira no circuito na capital mundial do jogo, que integra o calendário da categoria apenas desde 2023. Oscar Piastri, o adversário número um na corrida ao título mundial, não conseguiu melhor do que o quinto registo da sessão, resultado que o australiano, depois da sessão, admitiu complicar o cumprimento do objetivo de ganhar este campeonato.



Em Las Vegas, qualificação marcada, sobretudo na primeira parte da sessão, por condições precárias de aderência. O programa decidiu-se apenas nos momentos finais, com Norris, após volta notável, mas não sem erros e sustos (quase perdeu o controlo do McLaren nas curvas 14, 15 e 16…) a derrotar Max Verstappen pouco segundos depois do neerlandês “roubar” a primeira posição a Carlos Sainz, piloto espanhol da Williams-Mercedes.


 

No primeiro segmento da qualificação, 16 dos 20 pilotos optaram pelo recurso aos pneus intermédios, mas a manutenção da chuva manteve o piso muito molhado e obrigou-os a mudarem de compostos – “recuperá-los-iam” apenas na Q3, quando surgiu uma trajetória seca no circuito de Las Vegas. Lewis Hamilton, da Ferrari, foi eliminado na Q1, aparentemente na sequência de toque no muro exterior da curva 14, devido à combinação de má visibilidade com aderência precária.


ree

Lando Norris admitiu que a qualificação tinha sido “stressante”, precisamente por culpa do piso “escorregadio”, o que não admitia margem para erros, sobretudo na passagem sobre os corretores, e disse que ficou aliviado com o fim da chuva, uma vez que o piso começou a secar e isso permitiu um “final decente de sessão”. Para o britânico, esta “pole” sábado deve-se ao trabalho da equipa. “Se o carro não for bom, impossível… Esperavam-se condições diferentes, foi a primeira qualificação com piso molhado em Las Vegas e, depois da Q1, senti que podia despistar-me, e facilmente, em todas as curvas”, reconheceu.

 

Finalmente, Norris antecipou corrida “aberta e excitante”. Vencendo-o, o piloto da McLaren-Mercedes colocar-se-á em posição de poder conquistar o título mundial na penúltima ronda do campeonato, no Catar.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page