top of page
Logotipo | e-auto
Cetelem_Simulador_AutoUsado_1200x630_V2.jpg

Recorde de autonomia melhorado por “pick-up”

Versão elétrica da Silverado, “pick-up” da Chevrolet, marca norte-americana propriedade da General Motors (FM) percorreu mais de 1600 km entre recargas da bateria. A proeza deveu-se, no entanto, à adoção de medidas, no mínimo, inesperadas…


ree

A norte-americana General Motors (GM) anunciou a propriedade de recorde novo: a versão elétrica da “pick-up” Chevrolet Silverado, percorreu mais de 1000 milhas, o equivalente a mais de 1600 quilómetros, sem paragens para recargas da bateria!


Durante este teste, a Silverado EV Max Range Work Truck MY2026, cuja autonomia, de acordo com o protocolo de homologação norte-americano (EPA) é de “apenas” 793 km, percorreu 1704, superando, assim, o recorde que pertencia a outra marca dos EUA, a Lucid, com a Air Grand Touring, berlina que cumpriu, no mesmo tipo de prova, cerca de 749 milhas (ou 1205 km). A “Chevy” foi conduzida por membros da equipa de engenharia da GM que trabalharam no desenvolvimento da versão.


ree

A ideia para esta “empreitada” surgiu durante conversa informal em 2024, quando membros da equipa questionaram “até onde conseguiriam chegar” se tudo fosse otimizado para o cumprimento bem-sucedido dessa missão. E, entre as medidas adotadas, a equipa manteve uma velocidade média de 40 km/h, não transportou quaisquer passageiros e aumentou a pressão dos pneus para o máximo admitido, de acordo com o manual de instruções do automóvel.


Este exercício realizou-se no verão, com temperaturas ótimas para a eficiência da bateria, mas, obviamente, a climatização foi dispensada durante o teste. E o pneu suplente foi retirado, para reduzir o peso, o alinhamento das rodas otimizado para melhorar o desempenho aerodinâmico e as escovas limpa para-brisas arrumadas na posição mais recolhida. Por fim, colocou-se cobertura na caixa de carga.



A equipa da GM, todavia, não fez quaisquer alterações em matéria de “hardware” ou “software” e evitaram-se, sempre que possível, acelerações ou desacelerações bruscas, mesmo cumprindo-se este teste em estradas públicas, facto que exigiu, seguramente, uma “mão cheia” de “malabarismos”. De acordo com o fabricante, o programa não foi recompensador só pelo resultado. O teste permitiu, também, a recolha de muitas informações importantes, tanto mais que a autonomia, afirma-o a marca de Detroit, é o fator determinante na decisão de compra desta versão da “pick-up” Silverado.


Curiosa foi, também, a celebração da proeza. Depois de completado o percurso, a bateria do Silverado foi recarregada e utilizada para alimentar a impressora 3D que produziu o troféu comemorativo do recorde. A Max Range tem um acumulador de energia com 205 kWh de capacidade.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page