Renault Clio primeiro na Europa
- João Isaac

- 25 de jun.
- 2 min de leitura
Em maio, de acordo com dados da consultora Jato Dynamics, o modelo com que a Renault concorre no segmento B (Clio) foi o automóvel novo mais vendido na Europa, apresentando um crescimento de 12%, na comparação com o mesmo período de 2024. Eletrificação sobe e mais de metade dos carros comercializados na região tinham o formato da moda: Sport Utility Vechicle (SUV).

No seu mais recente comunicado de análise ao mercado automóvel europeu, referente ao passado mês de maio, a Jato Dynamics identificou o Renault Clio como o bestseller absoluto com 21.163 unidades vendidas, num mercado que registou um crescimento de 2,5% comparativamente ao período homólogo do ano passado.
Com um volume total de 1.107.517 automóveis vendidos em maio, o volume acumulado nos primeiros cinco meses do ano chega assim a 5.535.831 automóveis. Este volume representa igualmente uma subida de 0,7% comparativamente aos cinco primeiros meses de 2024.
A pouco mais de 1.000 unidades de diferença para o líder Clio surge o “meio-irmão” Dacia Sandero – 19.948 unidades e um crescimento de 3% vs. maio de 24 – com o “made in Portugal” Volkswagen T-Roc a ocupar o último lugar do pódio com 18.420 veículos vendidos no período e uma quebra de 10% do seu volume.
Na quarta posição da tabela de vendas surge o Peugeot 208 (+6%), seguido de perto pelo Volkswagen Golf (-18%) e pelo Peugeot 2008 (-2%). O sétimo lugar do ranking é ocupado pelo Volkswagen Tiguan (+16%), seguindo-se o Dacia Duster (+13%), o Toyota Yaris Cross (+8%) e, a fechar o top 10, o Citroën C3 (-8%).
Mais veículos eletrificados, mais SUV e mais marcas chinesas
No mês de maio de 2025 destacou-se igualmente um crescimento da procura por veículos 100% elétricos, com uma subida de 28% e de 3,5 p.p de quota, para um total de 17,5%, bem como dos híbridos plug-in, segmento que, em volume, cresceu ainda mais, 31%.

Em termos de carroçarias SUV, verificou-se também uma subida, um fenómeno que não dá sinais de abrandar, com a sua procura a crescer 10% e a quota a estabelecer-se nos 56%, ou seja, mais de metade dos automóveis vendidos em maio na Europa eram SUV.
Ainda mais surpreendente foi o crescimento registado pelas marcas chinesas na Europa durante o mês passado, nada menos do que 111%. A sua quota de mercado duplicou, passando de 3 para 6%.

Grupo Volkswagen lidera nos 100% elétricos
A Volkswagen foi a marca que mais automóveis elétricos vendeu em maio passado na Europa, totalizando 23.309 veículos. A segunda marca que mais elétricos vendeu foi a Skoda e no quarto lugar surge a Audi, o que explica o excelente resultado combinado do grupo VW. No último lugar do pódio surge a BMW e o top 5 fecha com a inevitável Tesla. Das cinco primeiras marcas, a americana foi a única que registou uma descida das suas vendas. Em termos de modelos, porém, o Model Y liderou, relegando para o segundo lugar – um resultado impressionante, ainda assim – o recém-chegado Elroq. O top 5 dos modelos 100% elétricos mais vendidos em maio fecha com o trio ID da Volkswagen, ID.7, ID.4 e ID.3, respetivamente.









Comentários