Rivian e VW preparam SDV
- Pedro Junceiro

- 15 de nov. de 2025
- 2 min de leitura
Nascida há apenas um ano, a Rivian and Volkswagen Group Technologies (RV Tech), a organização que juntou a empresa norte-americana de carros elétricos e tecnologia ao maior fabricante europeu, associação para acelerar o desenvolvimento do setor automóvel, já está a trabalhar na preparação do programa de testes da plataforma nova para veículos definidos por “software” (SDV, em inglês).

Criada em novembro de 2024 para desenvolver uma arquitetura eletrónica para futuros automóveis, a RV Tech combina a experiência e competências digitais de Rivian e Volkswagen. Ao abrigo desta parceria, trabalha-se como ferramentas computacionais poderosas e centrais de comando que gerem todas as funções dos carros e asseguram a possibilidade de atualização de todos os sistemas durante o ciclo de vida do produto.
A RV Tech ambiciona, sobretudo, progressos importantes nos domínios de condução automatizada e dos sistemas multimédia, duas áreas em que estas atualizações “over-the-air” (OTA) são relevantes, por disponibilizarem, potencialmente, melhorias nas experiências de utilização. Neste sentido, a RV Tech está a preparar modelos para Volkswagen, Scout e Audi (todas marcas do Grupo Volkswagen). Baseiam-se na arquitetura SDV e serão testados a partir primeiro trimestre de 2026. O “hardware” e o “software” ficaram definidos na primavera, mas é necessário validar o desempenho em condições climáticas exigentes.

Entre os beneficiários da SDV encontra-se o Volkswagen ID.Every1 projetado para 2027, carro que será fabricado na Autoeuropa de Palmela. Depois, o consórcio planeia implementar esta arquitetura eletrónica nos carros elétricos baseados na plataforma SSP com que pretende reforçar a gama até ao final da década. A “joint-venture” também está a trabalhar com todas as marcas do Grupo, de forma a permitir desenvolvimentos digitais “à medida”. O fabricante alemão ambiciona volumes na ordem dos 30 milhões de exemplares.
Já a Rivian pretende contar com as tecnologias resultantes da parceria nos três automóveis elétricos novos que tem na agenda: R2, R3 e R3X. Em paralelo com estes desenvolvimentos, a RV Tech está a aumentar o potencial de investigação, investindo em equipa internacional que tem já mais de 1500 funcionários em todo o mundo, nomeadamente em Palo Alto, EUA, e Berlim, Alemanha.
“A parceria com a Rivian demonstra como o Grupo Volkswagen concebe e concretiza o progresso: foco no cliente, rapidez e precisão”, diz Oliver Blume, o diretor do Grupo Volkswagen. “Estamos a desenvolver a arquitetura nova muito rapidamente. Em colaboração com as nossas marcas, criou-se, em apenas 12 meses, a base tecnológica para uma experiência de condução muito mais digital e por preços acessíveis. Vamos mudar todos os padrões de referência na área da mobilidade”, prometeu.







Comentários