top of page
Logotipo | e-auto

Dacia Sandero "motor" de recordes em 2024

A Dacia anunciou os seus dados de vendas relativos a 2024, ano em que a marca romena obteve os seus melhores registos de vendas na Europa (tanto em números, como em quota de mercado), com 676.340 unidades matriculadas, mais 2,7% face a 2023, e uma quota de mercado de 4,5% (excluindo comerciais ligeiros). Neste contexto, o Sandero foi mesmo o automóvel mais vendido da Europa.


Sandero foi a “chave” dos recordes da Dacia em 2024

A Dacia prossegue a sua tendência de crescimento na Europa. A marca do Grupo Renault deu a conhecer os seus números relativos a 2024 e evidenciou os ganhos obtidos ao longo dos 12 últimos meses em termos de matrículas e em termos de quota de mercado.

 

Tendo uma gama de produto bastante modernizada, com os novos Duster e Spring a chegarem ao mercado, a Dacia mantém-se como uma das marcas em crescimento no mercado europeu. De acordo com os dados avançados pela companhia romena, foram vendidos 676.340 veículos no ano passado, o que representa um aumento de 2,7% face ao ano precedente.


Em termos de quotas de mercado, a Dacia obteve valores recorde na sua história

Em termos de quotas de mercado, a Dacia obteve valores recorde na sua história, com 3,9% somando os veículos de passageiros e comerciais ligeiros (+0,1% face a 2023) e 4,5% no caso de se terem em conta apenas as vendas de veículos ligeiros (+0,1% face a 2023). A marca também manteve o seu lugar no pódio europeu das vendas a retalho, com uma quota de mercado de 8,2% (-0,1% em relação a 2023).


Sandero foi a “chave” dos recordes da Dacia em 2024

Estes bons resultados foram impulsionados por fortes desempenhos em vários países, que registaram um máximo histórico em termos de quota de mercado de veículos de passageiros: 4,2% na Áustria, 5,2% na Bélgica-Luxemburgo, 2,5% na Alemanha, 6,2% em Itália e 7,7% em Portugal (mais 0,3% em relação a 2023). Esses valores refletem os crescimentos de vendas em muitos países europeus, como na Áustria, onde cresceu 13,2%, na Bélgica-Luxemburgo, onde aumentou 15,4%, em Espanha, onde cresceu 12,4% ou em Portugal, em que o crescimento foi de 10,7%.

 

A título de curiosidade, a Dacia indica ainda que já vendeu mais de 9 milhões de veículos desde 2004.


Sandero foi a “chave” dos recordes da Dacia em 2024

Três eixos de crescimento 

O crescimento nas vendas e consequente recorde de quotas de mercado assenta, basicamente, em quatro modelos, com o Sandero a ser destacado por larga margem. Aliás, de acordo com os dados provisórios revelados pela marca, este foi o mesmo o modelo mais vendido na Europa em 2023.

 

Com 309.392 unidades vendidas, o Sandero teve um aumento de 14,5% em relação a 2023, assumindo assim o estatuto de veículo mais vendido na Europa em todos os canais e o veículo mais vendido no mercado retalhista europeu desde 2017. O Sandero é também o primeiro veículo da Dacia a superar a fasquia das 300 mil unidades vendidas num ano.


Outro modelo de sucesso é o Duster

 

Outro modelo de sucesso é o Duster, que em 2024 fez o cruzamento entre a segunda e a terceira geração. Com 215.024 unidades matriculadas na Europa, o SUV registou um aumento de 7,3% face ao ano precedente, assumindo também o epíteto de segundo veículo vendido a clientes retalhistas na Europa, atrás do Sandero. O Duster já ultrapassou os 2.5 milhões de unidades na estrada desde o seu lançamento em 2010.


recordes da Dacia em 2024

O Jogger teve um aumento de 2,4% nas vendas europeias, com um total de 96.440 unidades matriculadas. O único modelo a destoar da senda de ganhos foi o Spring, modelo que em 2024 teve também uma nova geração a chegar ao mercado. Com 22.884 unidades matriculadas na Europa, registou uma quebra de -63% face 2023, o que a marca explica não só com a mudança de geração, mas também com a redução de subsídios governamentais em muitos países, como a Alemanha.

 

Dado curioso é o de que nos modelos vendidos em 2024, 78% terem sido escolhidos com o nível de equipamento mais elevado, com o Duster a chegar mesmo aos 80% e o Spring a chegar aos 67%.


Sandero foi a “chave” dos recordes da Dacia em 2024

Ofensiva completa em 2025 

Para 2025, a Dacia terá um ano já completo em termos de gama, prosseguindo a sua estratégia de eletrificação com a inclusão de mais sistemas híbridos, a saber o novo Hybrid 155 no Bigster, sendo mesmo o primeiro modelo do Grupo Renault a beneficiar desta nova motorização.

 

No mesmo tema da eletrificação, esta começará a ganhar mais peso nas vendas, a exemplo do que já se vê no Jogger, no qual o híbrido representou 29% das vendas. A Dacia aponta, precisamente, esse mesmo número para o Duster de nova geração, lançado em maio do ano passado.

 

Com o Bigster, a Dacia pretende oferecer aquilo que denomina de melhor relação qualidade-preço no segmento dos C-SUV, com preços a partir dos 24.250€ para as versões a GPL/gasolina e 29.500 € para as versões híbridas. Com encomendas abertas desde 9 de janeiro, o Bigster estará disponível na rede de concessionários a partir da primavera.


Com o Bigster, a Dacia pretende oferecer aquilo que denomina de melhor relação qualidade-preço

A capacidade de conquistar e fidelizar os seus clientes também foi destacada na apresentação de resultados da Dacia. Nos “Big-5”, os cinco maiores mercados da Europa (França, Reino Unido, Alemanha, Itália e Espanha), seis em cada dez clientes Dacia não eram anteriormente clientes do Grupo Renault (62,3%) e oito em cada dez clientes Dacia adquirem outro veículo do Grupo Renault (81,1%).

 

Neste âmbito, para reforçar a fidelização dos clientes, a marca propõe o contrato “Dacia Zen”, incuído nos pacotes de serviços Essential e Essential+ e cobre todos os veículos da gama com uma garantia de 12 meses ou 30.000 km, renovável até 7 anos ou 150.000 km.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page