top of page
Logotipo | e-auto

Skoda L&K 130 para o ciclismo

Atualizado: 21 de jun.

Projeto especial foi desenvolvido pelos alunos da escola profissional da marca da República Checa.


ree

O Skoda L&K 130 celebra o décimo aniversário de automóveis criados pelos estudantes da escola da Skoda Auto, assinalando, também, a estreia do Superb como modelo de base para o desenvolvimento de um projeto idealizado pelo grupo de aprendizes da marca.


Desenvolvido com o mundo do ciclismo em mente, o Skoda L&K 130 é o resultado do trabalho de um grupo de 28 estudantes, devidamente orientados pelos seus professores e formadores, assumindo-se como uma pick-up de transporte e assistência para uma equipa de ciclismo.


De forma a criar o espaço necessário para instalar o suporte para as bicicletas, o Superb Break “perdeu” o tejadilho imediatamente atrás do pilar C e “ganhou” um novo vidro traseiro que serve para dividir o compartimento de carga da zona traseira do habitáculo, onde só existe um lugar disponível. Criou-se, assim, um espaço amplo de transporte onde anteriormente era a bagageira do Superb.


ree

A plataforma de carga traseira extensível tem acionamento elétrico e permite um acesso simplificado às bicicletas e um manuseamento igualmente fácil dos suportes. Estes estão montados num sistema de carris que eleva e inclina as duas bicicletas num ângulo de 35 graus ao recolher-se a plataforma. No tejadilho é ainda possível transportar uma terceira bicicleta.


De forma a homenagear as origens da Skoda, com o nascimento da Laurin & Klement em 1895 e, assim, do negócio de produção de bicicletas, os criadores do Skoda L&K 130 introduziram as cores dourado, vermelho, branco e preto presentes no logótipo original. A grelha dianteira conta com iluminação LED e no habitáculo o ambiente reflete igualmente os tons escolhidos para a decoração exterior, não faltando os bordados que destacam os 130 anos de história.


Para a conceção de alguns componentes personalizados, os alunos utilizaram a tecnologia da impressão 3D. Um exemplo é a consola com rede de armazenamento superior, ideal para guardar barras energéticas ou um kit de primeiros socorros. Outras funcionalidades adicionais pensadas para a competição incluem um ecrã no painel de instrumentos, à frente do banco do passageiro, que permite monitorizar dados em tempo real para acompanhamento da corrida.


ree

Outro dos destaques é a porta traseira direita que agora conta com abertura deslizante. Esta configuração representa uma dupla vantagem no mundo das corridas de bicicletas, uma vez que permite abrir a porta sem colocar em perigo os ciclistas que estejam a passar, bem como possibilita um melhor acesso do mecânico para “reparações em movimento”. De forma a garantir a rigidez necessária, está equipada com dois fechos, não lhe faltando igualmente duas pegas exteriores.


No interior, e, como não podia deixar de ser, num veículo que é uma autêntica central de controlo móvel, não lhe falta ligação à internet, um transmissor de rádio, bem como uma arca frigorífica. O Skoda L&K 130, também o primeiro projeto da academia da marca de Mladá Boleslav com motor híbrido plug-in, é o resultado de mais de 2.000 horas de trabalho e estará em exposição na 112ª edição da Volta à França, prova que se vai realizar entre os dias 5 e 27 de julho.

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
f247d7e7-d434-4333-9669-0c4a004b00ed.JPG
bottom of page