Skoda Octavia cumpre um milhão de quilómetros
- Pedro Junceiro
- há 4 dias
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Um concessionário da Skoda na Islândia, recentemente, foi contactado por agricultor (Jómundur Ólason) para tentar saber o que apareceria no odómetro do automóvel quando superasse a fasquia do milhão de quilómetros percorridos com o Octavia (primeira geração) de que é proprietário. E o representante da marca, que nunca tinha sido confrontado com situação igual, não soube responder-lhe. Assim, teve de descobri-lo em movimento!

O agricultor começou a conduzir o Octavia em 2007, embora o carro já estivesse a ser utilizado pela esposa desde 2003. Jómundur passou inúmeras horas ao volante, na maioria das vezes a conduzir de casa para quinta de ovelhas em Borgarfjördur, mas também em trajetos maiores pela ilha: “A minha viagem mais longa foi de cerca de 1000 km, numa visita aos fiordes ocidentais”, recordou.
“Foi o meu primeiro Skoda. Tive vários carros antes, mas nenhum com custos de funcionamento tão baixos e tão fiável. Mais tarde, comecei a utilizar o Octavia como carro de trabalho, e percebi todas as qualidades do automóvel”, contou o agricultor islandês, surpreendido com o comportamento ou a longevidade de modelo que registou poucos problemas técnicos.
“Não é frequente encontrar este nível de fiabilidade. O Octavia funcionava, independentemente das circunstâncias”, garantiu, mas acrescentando que a manutenção regular é essencial para atingir uma quilometragem tão elevada. A unidade de que é proprietária tem o motor, transmissão e embraiagem de origem!
“A manutenção de rotina é essencial. Temos de ficar atentos a itens como amortecedores, radiadores e travões. O estilo de condução também é importante – tive sempre o cuidado para não exigir muito do motor. Penso que nunca passei das 3000 rpm. E usei apenas óleos de alta qualidade e troquei-os a cada 30.000 km, aproximadamente”, explicou, sublinhando, ainda, a necessidade de muita atenção aos pequenos problemas para evitar grandes problemas.
Ainda assim, o Octavia teve de suportar o clima agreste da Islândia, além de pisos menos próprios e até serviu de veículo de transporte para uma ou outra ovelha.

Preso nos noves
Jómundur Ólason e a Skoda acabaram por descobriram o que acontecia depois de ultrapassada a marca do milhão de quilómetros. No painel de instrumentos, os seis dígitos ‘9’ alinharam-se e aí permanecem! O odómetro, simplesmente, não admite sete dígitos. “Foi um momento incrível, e a jornada para concretizá-lo foi de pura diversão. Mantive o carro mesmo quando todos me diziam para trocá-lo por um novo. Sempre soube que chegaria a aqui”, concluiu.
Esta história termina com uma mudança, já que o criador de gado decidiu mesmo trocar o Octavia antigo por um novo, embora Jómundur assuma, com algum humor, que tem dúvidas que dure tanto como o modelo de primeira geração, que foi entregue a uma escola de engenharia de Reiquiavique para servir de modelo de estudo para os alunos de mecânica automóvel.
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