Skoda reimagina Favorit elétrico
- João Isaac
- há 3 dias
- 2 min de leitura
Novo estudo do centro de design da marca da República Checa reinterpreta o clássico Favorit com um moderno veículo 100% elétrico.

Outrora uma visão relativamente comum nas nossas estradas, o Skoda Favorit foi um dos responsáveis pela transição da marca de Mladá Boleslav para a era moderna, já plenamente integrada no Grupo Volkswagen. Atualmente um modelo histórico, o Favorit foi agora o escolhido pelo designer Ljudmil Slavov para servir de base a um novo concept de design que revela como poderia ser uma reinterpretação do modelo para o século XXI.
O estudo agora apresentado, embora consideravelmente maior, mantém a silhueta do modelo original, incorporando, como não podia deixar de ser, a mais recente linguagem de estilo da Skoda, a identidade Modern Solid. Segundo o seu criador, o Favorit foi o modelo escolhido por simbolizar de forma inequívoca a dedicação e a intensidade da equipa de desenvolvimento original, servindo de forte inspiração para o trabalho agora apresentado, o qual consumiu cerca de 120 horas do tempo pessoal do designer. Para além da versão de estrada, foi igualmente desenvolvido um estudo de uma versão de competição, inspirada na herança do Favorit no mundo dos ralis. O projeto contou ainda com a participação do jovem designer David Stingl.

As linhas do Favorit original são da responsabilidade da Bertone e, segundo Slavov, “numa perspetiva atual, penso que o Favorit já exprimia uma espécie de Modern Solid. Era um automóvel simples em termos técnicos e visuais, destinado ao grande público”. Por esse motivo, o “novo Favorit” assume também um visual simples e limpo, bem como uma postura prática e compacta, mas ligeiramente mais alta, pensada para incorporar uma bateria elétrica debaixo do piso. Elementos como a nova face Tech-Deck foram propositadamente excluídos, uma vez que a ideia inicial do projeto era prestar homenagem ao modelo original. Contudo, Slavov reconhece que foi desafiante evoluir detalhes estilísticos que já eram simples e minimalistas para a era Modern Solid.

Recorde-se que o Skoda Favorit foi lançado em 1987 e que apesar de ter sido desenvolvido sob as restrições do Bloco de Leste, enfrentou a concorrência das marcas ocidentais com argumentos como o elevado sentido prático, robustez e fiabilidade. Estava equipado com um motor de quatro cilindros com 1,3 litros de cilindrada e com potências que variavam entre os 54 e os 68 cavalos. Para além da carroçaria hatchback, a Skoda também produziu a variante station wagon Forman. Depois de submetido a várias atualizações até 1994, o último ano de produção, o Favorit foi eventualmente substituído pelo Felicia.
コメント