top of page
Logotipo | e-auto

Moto da Skoda funde passado e futuro

Primeira criação de uma nova série de uma gama que procura reinterpretar alguns dos modelos icónicos da Skoda, a Slavia B presta homenagem à moto com o mesmo nome e que data de 1899. Totalmente elétrica, demarca-se pelo visual futurista, demonstrando como poderia ser uma moto deste género.


ree

Em homenagem à Slavia B que ajudou a popularizar a Skoda nos países de Leste no início do século passado, a marca checa apresentou a Slavia B Concept, um protótipo visualmente avançado que demonstra como o passado e o futuro podem encontrar-se. Concebida inteiramente pela equipa de “design” da Skoda, liderada pelo estilista Romain Bucaille, a Slavia B Concept é a primeira de uma série de novas criações da marca a honrar o seu passado, depois de já se terem produzido versões modernizadas de modelos como o 200 RS, 1203 Van ou Voiturette.

 

Porém, a moto Slavia B assume-se como o protótipo mais arrojado, incorporando a linguagem de estilo “Modern Solid” que tem vindo a ser aplicada nos automóveis mais recentes da companhia de Mladá Boleslav. Porém, o primeiro passo foi o “regresso” ao passado, buscando inspiração na moto desenhada e produzida pela Laurin & Klement, precursora da marca Skoda Auto.



Foi precisamente por ter um peso tão grande na história da marca, que “arrancou” em 1895 com bicicletas e, mais tarde, com motociclos, que a Skoda decidiu iniciar a sua nova série de reinterpretações a conceitos clássicos com um veículo de duas rodas. Assim, o Slavia B Concept mantém a silhueta do quadro da moto original, mas adapta-o à era elétrica, com a área outrora reservada ao motor de combustão agora aberta, “envolvendo” o logótipo da Skoda.


A frente remete para o trabalho pioneiro de Václav Laurin na geometria e controlo das motos, enquanto o assento flutuante e o saco de ferramentas em pele integrado fazem referência ao legado desportivo da moto. É uma homenagem subtil a Narcis Podsednícek, piloto de fábrica que participou e concluiu a corrida Paris-Berlim de 1901 numa Slavia B.



O conceito foi liderado pelo designer francês Romain Bucaille, que normalmente trabalha nos exteriores dos automóveis, admitindo que o objetivo foi “regressar às raízes da marca. Como alguém que também adora motociclos, esta foi uma mudança refrescante e um grande desafio criativo”.


Bucaille descreve o conceito final como uma moto “’cafe racer’ futurista em estilo ‘Modern Solid’”, com contornos limpos, arestas nítidas e assinatura de iluminação distinta. “Comecei com esboços a lápis – já há algum tempo que não desenhava uma mota”, admite Romain. “Mas o melhor de desenhar no papel é que é instantâneo. Não há necessidade de um ecrã – apenas ideias a fluir livremente”. Esses esboços evoluíram para um trio de renderizações digitais, cada uma explorando diferentes aspetos da forma do conceito antes de surgir o “design” final.


ree

Os entusiastas da marca ficarão desapontados com a informação de que a Slavia B não tem produção prevista, sendo um mero exercício de estilo. Nos próximos meses esperam-se mais modelos clássicos reinterpretados por parte da Skoda.



Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page