top of page
Logotipo | e-auto
Cetelem_Simulador_AutoUsado_1200x630_V2.jpg

Skoda Superb melhora recorde mundial

Conduzido por Miko Marczyk, campeão da Europa de Ralis, um Superb com motor TDI percorreu mais quilómetros com um depósito de combustível do que qualquer outro automóvel. O Skoda com 150 cv, caixa automática de 7 velocidades (DSG), de dupla embraiagem, e tração dianteira cumpriu qualquer coisa como um total de 2831 km sem paragens para reabastecimentos.


ree

Marczyk, durante este exercício, viajou do país-natal, a Polónia, até à Disneylândia de Paris, França, e regressou a casa, acabando a viagem com um consumo médio incrível de 2,61 l/100 km, um registo muito abaixo do homologado pela Skoda para esta versão 2.0 TDI do Superb (4,8 l/100 km, segundo norma europeia WLTP). Para o teste, o piloto recorreu a unidade com o nível de equipamento básico (Essence), com jantes de 16’’ e pneus de baixo atrito.

 

Miko Marczyk, um fã assumido do movimento “hypermilling”, assegura que é fácil registar médias de consumos abaixo dos homologados pelas marcas, cumprindo meia dúzia de regras. E o polaco, depois desta aventura, partilhou algumas dicas, nomeadamente os pneus com pressões corretas e o “sono em dia”, uma vez que os condutores sem fadiga estão bastante mais atentos ao trânsito, o que permite evitar todas as travagens desnecessárias.


ree

Também de acordo com o polaco, sempre que o sistema estiver disponível, deve utilizar-se o modo de condução mais eficiente (Eco, no caso do Skoda) e acelerar sempre de forma progressiva e suave, e manter o motor nos regimes moderados. Marczyk também recomenda o aproveitamento de condições favoráveis de vento e conhecimento do automóvel que conduzimos.

 

Por fim, devido à importância da aerodinâmica no consumo, o Superb “recordista” foi equipado com as molas de suspensão da versão Sportline, o que baixa a altura ao solo em 15 milímetros. E o ritmo desta viagem foi, obviamente, moderado, com o Skoda a movimentar-se, em autoestrada, a uma velocidade média de 80 km/h, e sempre em comunicação com carro de apoio que o precedia, de modo a informá-lo de imprevistos e obstáculos no percurso.

 

Estes “truques” são difíceis de imitar na condução quotidiana, mas não diminuem a dimensão da proeza protagonizada pelo polaco!…

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page