Skoda Superb melhora recorde mundial
- João Isaac

- 23 de out.
- 2 min de leitura
Conduzido por Miko Marczyk, campeão da Europa de Ralis, um Superb com motor TDI percorreu mais quilómetros com um depósito de combustível do que qualquer outro automóvel. O Skoda com 150 cv, caixa automática de 7 velocidades (DSG), de dupla embraiagem, e tração dianteira cumpriu qualquer coisa como um total de 2831 km sem paragens para reabastecimentos.

Marczyk, durante este exercício, viajou do país-natal, a Polónia, até à Disneylândia de Paris, França, e regressou a casa, acabando a viagem com um consumo médio incrível de 2,61 l/100 km, um registo muito abaixo do homologado pela Skoda para esta versão 2.0 TDI do Superb (4,8 l/100 km, segundo norma europeia WLTP). Para o teste, o piloto recorreu a unidade com o nível de equipamento básico (Essence), com jantes de 16’’ e pneus de baixo atrito.
Miko Marczyk, um fã assumido do movimento “hypermilling”, assegura que é fácil registar médias de consumos abaixo dos homologados pelas marcas, cumprindo meia dúzia de regras. E o polaco, depois desta aventura, partilhou algumas dicas, nomeadamente os pneus com pressões corretas e o “sono em dia”, uma vez que os condutores sem fadiga estão bastante mais atentos ao trânsito, o que permite evitar todas as travagens desnecessárias.

Também de acordo com o polaco, sempre que o sistema estiver disponível, deve utilizar-se o modo de condução mais eficiente (Eco, no caso do Skoda) e acelerar sempre de forma progressiva e suave, e manter o motor nos regimes moderados. Marczyk também recomenda o aproveitamento de condições favoráveis de vento e conhecimento do automóvel que conduzimos.
Por fim, devido à importância da aerodinâmica no consumo, o Superb “recordista” foi equipado com as molas de suspensão da versão Sportline, o que baixa a altura ao solo em 15 milímetros. E o ritmo desta viagem foi, obviamente, moderado, com o Skoda a movimentar-se, em autoestrada, a uma velocidade média de 80 km/h, e sempre em comunicação com carro de apoio que o precedia, de modo a informá-lo de imprevistos e obstáculos no percurso.
Estes “truques” são difíceis de imitar na condução quotidiana, mas não diminuem a dimensão da proeza protagonizada pelo polaco!…







Comentários