Skoda Sport na era Modern Solid
- João Isaac
- 1 de ago.
- 2 min de leitura
Estudo novo da marca checa do Grupo Volkswagen reinterpreta carro icónico que competiu em 1950 das 24 Horas de Le Mans de acordo com os princípios da linguagem de “design” por detrás de Elroq & Cia.!

A Skoda conta com um passado riquíssimo no que ao mundo da competição diz respeito, sendo o Skoda Sport um dos seus automóveis mais icónicos, uma vez que participou na edição de 1950 das 24 Horas de Le Mans.
Assim, e retomando iniciativas prévias em que explorou os limites da aplicação da moderna linguagem de “design” Modern Solid a carros de outras épocas, a marca da Mladá Boleslav apresenta um “novo” Skoda Sport.
A reinterpretação deste ícone é da autoria de Daniel Petr, “designer” da Skoda, e um grande entusiasta da marca, sendo também ele o responsável por alguns dos desenhos dos atuais carros de competição da marca.

Neste recente tributo, um dos elementos de destaque é grelha dianteira com barras horizontais, elemento que é mais largo e integra uma versão estilizada e em fibra de carbono da Tech-Deck Face nos Skoda novos.
A nova interpretação do Skoda Sport também mantém muitas das soluções estéticas do clássico, destacando-se os guarda-lamas pronunciados (no original, eram em alumínio e moldados à mão). O desenho simples do modelo de 1950 integra-se perfeitamente, de acordo com o autor do estudo, na nova filosofia de “design”.
Obviamente, muitas das soluções transportam o Skoda Sport para uma era nova. São disso exemplo as rodas em fibra de carbono ou as enormes entradas de ar que, segundo o seu criador, estão presentes porque o estudo foi pensado para ser funcional. E sendo um carro de competição, foi pensado para ser equipado com uma mecânica térmica ou uma motorização híbrida.
Algo que se manteve praticamente inalterado foi o esquema de cores, composto pela carroçaria branca, uma faixa vermelha na parte inferior a condizer com o interior vermelho e uma faixa azul vertical. "Decidi usar a faixa azul como um elemento funcional do design. Dei-lhe um efeito 3D e funciona como uma saída de ar para arrefecer o compartimento do motor e os travões", explica Daniel Petr.
O para-brisas tem igualmente um pequeno entalhe ao centro, remetendo para os defletores de vento duplos do modelo original. Para fechar o visual, a lateral apresenta o número 4, o mesmo número que o Skoda Sport original tinha em Le Mans em 1950. Este foi, na verdade, o único automóvel da marca a competir na mítica prova de resistência.
Comments