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Smart #2 já está em testes

O regresso da smart ao segmento dos citadinos ultracompactos está cada vez mais próximo, com a marca propriedade da alemã Mercedes e da chinesa Geely a apresentar as primeiras fotografias do #2 já na fase de testes dinâmicos. O carro conservará o conceito estético dos “irmãos” #1, #3 e #5, mas também preservará o ADN do seu antecessor, o fortwo, modelo descontinuado em 2024. A plataforma ECA (acrónimo de Electric Compact Architecture) é nova e encontra-se, igualmente, em fase de testes e validação.


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O #2, confirma-se, mantém a configuração de duas portas e dois lugares do fortwo, assim como a tração traseira, embora a smart prometa uma renovação completa do citadino. Como sucedeu com os automóveis novos mais recentes da smart, este carro também terá desenho assinado pela equipa criativa da Mercedes-Benz, enquanto a plataforma e as tecnologias de conectividade ficarão a cargo da Geely, ao abrigo da “joint-venture” criada pelos dois fabricantes em 2019. E o quartel-general da empresa, recorda-se, encontra-se em Ningbo, China.


O smart #2 produzir-se-á apenas com motorizações elétricas.

 

A plataforma ECA servirá de base para geração nova de sistemas de propulsão elétrica e tecnologias de segurança avançadas. Para já, a fase de testes está a ser feita com protótipos em que a plataforma nova é combinada com carroçarias do smart fortwo, o que garantiu a disponibilidade rápida de frota altamente representativa.


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Na China, utilizando um centro de testes dedicado, os engenheiros da smart evoluem as capacidades dinâmicas do #2, nomeadamente em termos de agilidade em ambiente urbano, e verificam, também, a resistência estrutural e o desempenho do sistema de travagem. Simultaneamente, noutros locais de teste, validam-se a segurança em colisão, a durabilidade da suspensão, o desempenho da bateria que alimenta o motor elétrico, os sistemas de “software” e o funcionamento da climatização em diversas condições de temperatura – etapas fundamentais para preparar o carro para a próxima fase de testes, primeiro, e o início da produção em série, depois.

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