Apresentado no salão de Pequim, o novo Concept #5 antecipa o maior e mais versátil automóvel na história da smart, fabricante que tem a ambição de competir no segmento dos SUV "premium" de tamanho médio.
Ao abrigo de abordagem estratégica nova, a smart já conta com dois Sport Utility Vehicles (SUV) compactos na gama, o #1 e o #3, mas a marca planeia o lançamento de outro modelo com o formato automóvel da moda, destacando-se, todavia, pelas dimensões ainda maiores: o Concept #5 apresentado no Auto China de 2024, em Pequim, antecipa-o!
A marca aponta ao segmento dos SUV "premium" de tamanho médio, com o protótipo agora apresentado a dar pistas muito concretas sobre o automóvel que a smart planeia produzir num futuro próximo. No caso do Concept #5, a imagem arrojada é uma evolução da linguagem de "design" dos modelos já em comercialização, mas com características mais orientadas para as atividades no exterior.
Entre as particularidades mais interessantes do Concept #5 está a abertura de portas traseiras em estilo “suicida” (as traseiras abrem no sentido inverso das dianteiras), o que elimina a necessidade de pilares B na carroçaria e facilita os acessos aos 4 lugares disponíveis no habitáculo. No tejadilho, ocultas, encontram-se uma série de instrumentos e ferramentas de campismo, bem como uma barra de luz LED para iluminação suplementar.
Indo além das meras convenções da utilização citadina, o smart Concept #5 recorre, ainda, a atributos como tração integral e pneus todo-o-terreno para salientar a competência para movimentar-se em terrenos bem longe do asfalto, assumindo-se como mais um passo evolutivo da marca agora detida em parceria pelo Grupo Geely e a Mercedes-Benz.
E destaca-se, também, por contar com uma bateria com mais de 100 kWh de capacidade nominal e tecnologia de 800V, por isso permitindo carregamento super-rápido: em apenas 15 minutos, a energia armazenada aumenta de 10% para 80%. A autonomia elétrica estimada é de mais de 550 km. Não há referência quanto à potência estimada desta versão.
“Há mais de um quarto de século que a smart tem tido um impacto significativo por ser pioneira em modelos e soluções de mobilidade para o espaço urbano e não só. O Concept #5 é o automóvel mais inesperado e versátil que a nossa marca alguma vez criou. Com este veículo, deixamos todos os limites para trás e abrimos um novo segmento para os clientes na Europa e no mundo”, refere Dirk Adelmann, diretor-geral da smart Europe.
Tecnologia inovadora
Além da tecnologia motriz avançada, a smart também promete novas e mais poderosas capacidades nos assistentes de condução (ADAS), como a navegação através do smart Pilot tanto em autoestrada como em ambientes urbanos e uma visão sobre o potencial de integração da última geração de Inteligência Artificial (IA) num veículo.
A apresentação do smart #5 de produção em série está prevista para o segundo semestre do ano
A principal caraterística será uma ferramenta de última geração, criada pelos especialistas em IA generativa da Cerence. Esta integração permite que o condutor e os passageiros envolvam o assistente virtual do automóvel em conversas interativas, e permite ao condutor também controlar as principais funções apenas com a sua voz, incluindo chamadas telefónicas e mensagens, música e multimédia, ar condicionado, navegação, definições pessoais e controlo do veículo, bem como informações como a meteorologia, notícias, calendário, conhecimentos gerais e muito mais.
O estudo da smart tem três ecrãs no "tablier", sendo que dois deles têm 13'' (tecnologia OLED) com uma nova integração HMI, suportada pelo "chip" de processamento AMD V200D de alta capacidade. Ainda no interior, a marca destaca a iluminação ponteada dos painéis das portas, a que dá o nome de Viagem Interestelar, e os bancos com tecnologia de gravidade zero com "airbag" integrado.
Para todos os que querem tirar partido das potencialidades da multimédia na natureza, altifalante e projetor portáteis integrados no equipamento do automóvel.
Comments