top of page
Logotipo | e-auto

Smart deixa de ser marca 100% elétrica

A smart, marca que desde 2019 vende apenas automóveis 100% elétricos, causou alguma surpresa ao anunciar que passará a comercializar duas versões híbridas Plug-In do #5 no mercado chinês. A informação encontra-se em comunicado da marca propriedade do consórcio Geely. No imediato, o plano comercial abrange só o mercado doméstico, mas a empresa não fecha a porta à exportação…



Primeira marca automóvel a aderir à tecnologia 100% elétrica, em 2019, a smart confirma, assim, o rumor que davam conta de uma alteração nessa estratégia, com o desenvolvimento de versões com a tecnologia para o SUV novo, que está posicionado no topo da gama. E esta comunicação antecipou-se ao anúncio oficial, por parte do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da República Popular da China (MIIT), dos dados técnicos relativos às duas versões híbridas #5, que receberão as designações comerciais de Premium+ EHD e Premium+ Max EHD.

 

No documento que a marca apresentou como uma “declaração passiva”, o lançamento das versões híbridas Plug-In do #5 na China é confirmado para o quarto trimestre do ano. Este anúncio aparece após a publicação de imagens de protótipos “apanhados” em etapas do plano de desenvolvimento. A smart, reagindo às mudanças nos mercados, decidiu adaptar a estratégia anunciada no fim da década de 2010.



“A introdução das versões PHEV do smart #5 na China é uma expansão estratégica do portefólio de produtos e um marco de inovação”, também pode ler-se num comunicado que destaca, igualmente, a “capacidade global de investigação e desenvolvimento” da marca e do consórcio Geely.

 

Sobre os PHEV, a marca informou só que a equipa de Investigação e Desenvolvimento trabalhou no “desenvolvimento de plataforma avançada de Condução Híbrida Elétrica (EHD)”, facto que permite prometer “eficiência térmica líder no setor, aliando desempenho dinâmico, economia de combustível e otimização de NVH para garantir experiência ‘premium’ fiel ao ADN da smart”.

 

A companhia garante que esta mudança está em linha com a visão fundadora da smart (“explorar as melhores soluções para a mobilidade urbana do futuro”), mas assume, pela primeira vez, que o compromisso com a mobilidade sustentável integra “soluções elétricas e híbridas”. Os #5 PHEV não estão previstos para outros mercados, mas garante-se que a marca continuará “a acompanhar a evolução das tendências e a escutar as necessidades dos clientes”, o que abre a porta aos mercados de exportação.

f247d7e7-d434-4333-9669-0c4a004b00ed.JPG
bottom of page