Suzuki certifica emissões reais de toda a gama
- João Isaac
- 17 de jul.
- 2 min de leitura
Iniciativa comprovou emissões reais abaixo dos limites estabelecidos pela norma Euro 6.

A Suzuki Ibérica certificou, recentemente, as emissões da sua gama de modelos em condições reais de utilização. A iniciativa foi levada a cabo por uma entidade independente e comprovou que as emissões medidas ficaram abaixo dos limites regulamentados pela norma Euro 6 e mesmo abaixo dos fatores de conformidade estabelecidos para condições reais de condução.
Desta forma, a Suzuki antecipou-se em quatro anos à revisão regulamentar “Roadworthiness Package”. Esta irá atualizar um par de diretivas europeias que, de acordo com o comunicado, “exigirão que todos os Estados Membros da UE meçam as emissões reais dos veículos a circular na via pública, alinhem os valores de homologação com os valores reais medidos e verifiquem o nível de emissões de pelo menos 30% do parque de veículos de cada país.”
A iniciativa analisou as emissões dos cinco modelos mais representativos da Suzuki: S-Cross 1.4T Mild Hybrid 4x4, Across 2.5L 4x4 Plug-in Hybrid, Swift 1.2 CVT Mild Hybrid, Vitara 1.4T Mild Hybrid e Swace 1.8L Hybrid. Os testes realizaram-se no passado mês de junho, em Madrid, e os especialistas chegaram à conclusão de que nenhum dos modelos analisados excede os limites Euro 6 para NOx, partículas, CO e hidrocarbonetos, sendo que todos estes valores estão muito abaixo do fator de conformidade (CF) que a UE aplica para os testes RDE – Real Driving Emissions.
"A transparência é a melhor certificação de que as nossas soluções híbridas funcionam. Deixámos que um organismo independente medisse os nossos automóveis em plena via pública e os números falam por si: somos a primeira marca generalista a apresentar evidências públicas da sua eficiência real antes de a Europa o exigir. A Suzuki Ibérica continuará a alargar as campanhas de medição em 2025 e 2026 até cobrir 100% da sua gama de modelos. Com esta iniciativa, a empresa reforça o seu compromisso com a neutralidade climática e a divulgação de dados verificáveis”, disse Juan Lopez Frade, Presidente da Suzuki Ibérica.
Comments