Tesla e Samsung anunciam parceria
- Pedro Junceiro

- 29 de jul.
- 2 min de leitura
Atualizado: 30 de jul.
Tesla e Samsung Electronics assinaram contrato para o fornecimento de "chips", negócio na ordem dos 16,5 mil milhões de dólares e ao abrigo do qual a marca norte-americana de automóveis elétricos receberá componentes muito avançados para utilizar quer em veículos, que em robôs autónomos produzidos pela empresa sul-coreana no Texas, EUA.

Num acordo significativo pelos valores envolvidos, a Tesla irá passar a receber chips produzidos pela Samsung na sua fábrica no Texas, ajudando assim a companhia sul-coreana a rentabilizar o seu investimento ao mesmo tempo que dá um passo importante na sua estratégia de serviços autónomos, tanto na área dos transportes, como na da robótica.
De acordo com as partes envolvidas, este acordo tem um valor de 16.5 mil milhões de dólares (algo como 14 mil milhões de dólares), com a Samsung a encontrar assim um cliente para estes seus chips de nova geração, denominados AI6 e que são apontados como um passo em frente nas capacidades de processamento associadas a serviços autónomos.
Porém, esses chips avançados ainda não são uma realidade, já que estão em fase de desenvolvimento, deixando assim em aberto a data de entrada em produção dos mesmos na fábrica de Taylor, no Texas, por parte da Samsung.
O anúncio foi feito pelo próprio Elon Musk através de um post na sua rede social, X, declarando que “a importância estratégica [deste passo] é difícil de exagerar”. A Tesla torna-se, desta forma, num dos grandes clientes da Samsung Electronics na área dos chips, com Musk a indicar que espera trabalhar diretamente com a marca de eletrónica para “maximizar a eficiência de fabrico”.
Em virtude deste anúncio, as ações da Samsung em bolsa tiveram um comportamento positivo, com os investidores mais otimistas na capacidade da companhia sul-coreana para dar início à produção dos chips com inteligência artificial. Mas, apesar do anúncio e da relevância do mesmo, o contrato não tornará mais rápido o arranque da produção do serviço de veículos elétricos autónomos da Tesla, os Robotaxi.







Comentários