Tesla paga milhões a Elon Musk
- Pedro Junceiro

- há 1 dia
- 1 min de leitura
Elon Musk assegurou a maioria dos votos dos acionistas da Tesla para um plano de remuneração de 1000 milhões de dólares (cerca de 850 milhões de euros, ao câmbio atual), com pagamento que está dependente, de forma direta, do cumprimento (obrigatório) de pacote de objetivos pela marca norte-americana. O multimilionário, e ex-braço direito de Trump na Casa Branca, recebeu 75% dos votos. Recebendo o montante combinado, reforço da posição no topo da lista dos mais ricos do mundo…

Entre as missões proposta por Musk para a Tesla, a transformação da empresa numa especialista de referência dos domínios da robótica e da inteligência artificial, e não apenas na produção de carros elétricos. No entanto, o negócio automóvel mantém-se no epicentro da atividade de corporação que tem até o objetivo (superambicioso!) de vender cerca de 20 milhões de viaturas na próxima década, incluindo um milhão de táxis autónomos. Complementarmente, estima-se que a marca valorize 400 mil milhões de dólares (isto é, cerca de 344 mil milhões de euros).
Diversos acionistas reagiram com muita prudência a este plano, nomeadamente o Fundo Soberano da Noruega, que detém participação de 1,14% na empresa norte-americana e voltou contra o pacote salarial proposto por Musk. No entanto, o norte-americano de origem sul-africana, por deter 15% do capital da empresa, conseguiu garantir a aprovação da proposta. Os acionistas também concordaram com os planos de investimento da Tesla na xAI, a “start-up” de Elon para a Inteligência Artificial.








Comentários