top of page

Toyota conquista mercado dos EUA

Foto do escritor: João IsaacJoão Isaac

Pela primeira vez após mais de 40 anos, a pick-up Ford F-150 não foi o modelo mais vendido do ano.



A Ford F-150 tem sido o líder incontestável do mercado automóvel dos Estados Unidos da América. A pick-up da marca da oval azul chegou ao topo da tabela de vendas em 1982 e por ali ficou até 2023, mas foi agora obrigada a ceder o seu lugar ao Toyota RAV4, SUV japonês que, com cerca de 475 mil unidades vendidas, superou a F-150 em sensivelmente 14 mil unidades, segundo dados da JATO Dynamics.


Ainda assim, o modelo da Ford assegurou um sólido segundo lugar na tabela de vendas, deixando para o Honda CR-V o último lugar do pódio com quase 60 mil unidades de vantagem. Porém, importa destacar, dos três modelos mais vendidos, o americano F-150 foi o único que registou uma descida das suas vendas relativamente a 2023, cerca de 5%. A dupla japonesa, por outro lado, segue em sentido ascendente: o RAV4 cresceu 9% e o CR-V subiu as suas vendas em 11%.



Na quarta posição da classificação surge o Tesla Model Y, seguido da Chevrolet Silverado 1500, pick-up rival da F-150. As sexta e sétima posições são ocupadas por mais dois modelos da Toyota, o Camry e o Corolla, seguidos por mais dois modelos japoneses, o Nissan Rogue – o “nosso” X-Trail - e o Honda Civic. A fechar o top 10 surge, ao melhor estilo americano, mais uma pick-up, a GMC Sierra 1500.


Mercado dos EUA cresceu 3%

O mercado automóvel dos Estados Unidos da América cresceu 3% relativamente a 2023, atingindo um volume – o maior desde a pandemia – de 16,09 milhões de veículos. Só a Ford e a General Motors foram responsáveis por cerca de 30% do mercado, mas se forem ainda consideradas as marcas americanas da Stellantis, bem como a Tesla, a quota das marcas locais ascende a 42%.

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page