Renault Trafic, Estafette e Goelette
- Pedro Junceiro
- 10 de fev.
- 4 min de leitura
Os comerciais elétricos Estafette, Goelette e Trafic, todos com estreias comerciais previstas para 2026, são propriedade da Flexis, empreendimento conjunto dos grupos Renault, Volvo e CMA GGM.

Nascida com o intuito de acelerar a eletrificação no setor dos veículos comerciais ligeiros, a Flexis congrega os esforços do Grupo Renault, Grupo Volvo e Grupo CMA CGM, com a Renault a revelar os primeiros resultados deste projeto. Se o Estafette já tinha sido revelado no ano passado, no salão de Hannover, Alemanha, certame dedicado a veículos comerciais, Goelette e Trafic são novidades absolutas e antecipam o caminho dos automóveis definidos por “software”.
Equipados com a tecnologia E-Tech (logo, são 100% elétricos), estes furgões compactos têm por base o conceito de plataforma "skateboard", ou seja, uma base sobre a qual podem ser montadas carroçarias diferentes para funções distintas, não esquecendo, ainda, as necessidades de adaptação a pedidos personalizados, naquele que é um requisito fundamental neste setor.
Nos três comerciais novos, plataforma do tipo “skateboard”, arquitetura fácil de adaptar a carroçarias diferentes
De acordo com a Renault, a ideia de uma plataforma “skateboard” permite possibilidades virtualmente infinitas de personalização e custos de funcionamento reduzidos, assentando ainda nas potencialidades da arquitetura SDV, ou seja, dominados por soluções de “software” avançado para ajudar nas funções a que se destinam.

Trafic E-Tech e um nome que perdura
Cada um dos três automóveis tem identidade própria e foi concebido para responder a necessidades específicas, e apresenta designação com algum tipo de tradição na marca francesa. Um deles é o do Trafic, que se prepara para entrar na quarta geração e escrever, assim, um capítulo novo numa saga iniciada em 1980 e que já contabiliza mais de 2,5 milhões de unidades produzidas.
Nesta iteração, destaca-se pelo desenho mais “limpo” e aerodinâmico da carroçaria, com extremidades curtas e distância entre eixos alargada, numa filosofia que permite aproveitar ao máximo o espaço interior, mantendo “um raio de viragem equivalente ao de um Clio”. Além disso, mede menos de 1,90 m de altura, para aceder a parques de estacionamento subterrâneos.

Na frente, a zona central revela aparência mais vanguardista, com faixa superior retroiluminada e luzes diurnas (DRL) laterais, enquanto na traseira surge uma linha de carroçaria elevada ao nível dos vidros traseiros, juntamente com portas de dobradiças assimétricas e “spoiler” com defletores que otimiza a aerodinâmica. As luzes traseiras apresentam assinatura luminosa exclusiva com “design” 3D. Nota ainda para as proteções inferiores da carroçaria em preto granulado, com os para-choques dianteiro e traseiro e as secções inferiores das portas a sublinharem uma impressão de robustez para uma utilização diária intensiva.

Goelette E-Tech aponta à versatilidade total
O Goelette E-Tech recupera a designação de um comercial histórico da Renault, o qual esteve na estrada durante uma década, de 1956 a 1966. Graças à sua robustez e facilidade de transformação, foi um dos furgões mais procurados pelas frotas ou pelos pequenos empresários com necessidades específicas.
Agora, será recriado em três versões: chassis-cabina, caixa de carga e plataforma basculante, abrindo caminho a uma vasta escolha de conversões. A secção traseira (com ou sem plataforma de carga) foi concebida para uma gama virtualmente infinita de acessórios e caraterísticas personalizadas, com partes estruturais capazes de acomodar uma caixa de carga fechada ou outras configurações adaptadas às necessidades específicas do utilizador.
Estafette E-Tech para as cidades modernas
Conhecido de Hannover-2024, o Estafette E-Tech traz para a contemporaneidade o furgão com o mesmo nome lançado na década de 1960 (até 1980, venderam-se mais de meio milhão de unidades), mas adaptado às exigências da logística urbana moderna. Porém, ao contrário do modelo visto no certame alemão, esta é já a versão final, mostrando, assim, características como a altura generosa ou as várias soluções de carga “inteligentes”.
Com 5,27 m de comprimento e 1,92 m de largura, a marca promete um comercial fácil de manobrar em cidade, embora os 2,60 m de altura não lhe permitam entrar nos parques de estacionamento subterrâneos. Porém, uma pessoa com até 1,90 m de altura pode andar sem problemas no interior, entre o habitáculo e a zona de carga para levar a cabo as suas tarefas. Inclui ainda caraterísticas como a porta lateral deslizante, com uma calha integrada invisível, para uma abertura suave, ou os estribos de ambos os lados para acesso ao “cockpit”.
Em termos de “design”, o Estafette E-Tech apresenta um grande para-brisas panorâmico, de três peças, para visibilidade melhorada, ao passo que a dianteira apresenta uma assinatura luminosa distintiva, ao passo que o logótipo é mais discreto. Na traseira, uma porta de persiana de uma só peça otimiza o espaço de carga.
Os três modelos novos têm estreias comerciais nos principais mercados europeus planeadas apenas para 2026.
A proteção preta granulada nas secções superior e inferior da carroçaria realçam a robustez da carroçaria, proporcionando a proteção necessária para uma utilização intensiva em ambientes urbanos.
Não são conhecidos detalhes sobre as motorizações e as baterias, esperando-se, por isso, informações durante os próximos meses. Já a chegada ao mercado está prevista apenas para 2026.
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