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Novo Toyota Urban Cruiser é elétrico!

Foto do escritor: Pedro JunceiroPedro Junceiro

Recuperando denominação utilizada no passado, a Toyota apresentou Sport Utility Vehicle (SUV) 100% elétrico vocacionado para a condução em ambientes urbanos. Este modelo competirá no segmento B (subcompactos), categoria muito concorrida, com duas baterias, tração dianteira ou quatro rodas motrizes e, também, três níveis de potência. Estreia mundial no próximo mês, no salão de Bruxelas.


Toyota Urban Cruiser com “ordem” para eletrificar

Assinalando mais um passo na caminhada da Toyota para a eletrificação, o Urban Cruiser foi apresentado com o intuito de preencher uma lacuna no segmento B-SUV, neste caso, em relação aos modelos 100% elétricos. Sendo apontado como uma alternativa à sua gama atual de híbridos, o Urban Cruiser promete bastante espaço a bordo, competências tecnológicas avançadas e grande eficiência.


A denominação deriva do modelo Urban Cruiser da década de 2000, mas a base deste modelo da Toyota é partilhada com a do Suzuki e Vitara, embora incorporando a sua própria linguagem de estilo, com uma aparência SUV muito vincada ao abrigo do tema “Urban Tech” (algo que pode ser traduzido como tecnologia urbana”.



A dianteira destaca-se pelo conceito “cabeça de martelo” que já foi utilizada noutros modelos da marca, enquanto os para-choques e as laterais com elementos de proteção em plástico preto fomentam a sua aparência robusta, típica dos SUV. A secção traseira destaca-se ainda pelas cavas das rodas volumosas, pilar C estilizado e com os grupos óticos na horizontal, ligados por um elemento central. As jantes são de 18 ou de 19 polegadas, podendo ter ainda coberturas para efeitos aerodinâmicos. O exterior irá dispor de uma vasta gama de pinturas, incluindo opções em que o tejadilho é em preto para um efeito constrastante.


O Urban Cruiser é produzido com base numa nova plataforma dedicada a elétricos, prometendo baixo peso e facilidade de acomodação dos diferentes componentes do sistema elétrico.

 

No que toca às dimensões, o Urban Cruiser é ligeiramente maior do que o Yaris Cross, com 4285 mm de comprimento, 1800 mm de largura, 1640 mm de altura e 2700 mm de distância entre eixos, sendo neste aspeto 140 mm mais comprido do que o Yaris Cross. A agilidade do carro para as cidades é salientada pelo raio de viragem de apenas 5,2 m.


Toyota Urban Cruiser com “ordem” para eletrificar

Interior flexível 

Apostando num conceito de grande flexibilidade, um dos focos da Toyota esteve na oferta de um habitáculo espaçoso, dispondo aqui de sistema de bancos traseiros deslizantes em 160 mm e de rebatimento dos bancos em proporção 40:20:40. De resto, o desenho do interior é “limpo”, com o painel de instrumentos horizontal a combinar-se com a posição de condução elevada para assim permitir uma boa visibilidade para a estrada.

 

Os revestimentos do interior combinam elementos em preto e cinzento, ao passo que a iluminação ambiente oferece 12 cores diferentes para maior carácter a bordo. O banco do condutor pode ter ajuste elétrico, com a marca japonesa a salientar ainda o sistema de áudio JBL Premium para os apaixonados pela música. Outra característica de destaque é o tejadilho panorâmico fixo.  


Toyota Urban Cruiser com “ordem” para eletrificar

Três potências 

O Urban Cruiser será oferecido com duas opções de bateria e variantes de tração dianteira (FWD) e integral (AWD). O modelo irá usar baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP), de custo mais acessível e segurança reconhecida, com uma opção de 49 kWh (apenas para a versão FWD) com 144 cv (106 kW) de potência máxima e outra, de 61 kWh que pode ser escolhida com tração dianteira (FWD), neste caso com 174 cv (128 kW), ou tração integral (AWD), aqui com 184 cv (135 kW).

 

Esta variante demarca-se por contar com um motor elétrico adicional no eixo traseiro, com 48 kW de potência, para melhorar a tração disponível, havendo ainda modos de assistência à condução específicos para fora de estrada, como o assistente de descida ou o “Trail Mode”, que deteta e trava uma roda sem tração, enviando a potência diretamente para a roda contrária. O modelo de tração dianteira, por seu turno, dispõe de um modo “Snow” (neve), que ajusta a entrega da potência para evitar a patinagem das rodas em solo gelado.

 

As versões de tração dianteira têm um binário de 189 Nm, ao passo que a de tração integral ascende aos 300 Nm. Todas as versões contam com bomba de calor para minorar os impactos da climatização na autonomia.



Dotado de tecnologias 

Todas as versões do Urban Cruiser beneficiarão de um pacote abrangente de sistemas de segurança ativa e de assistência ao condutor, que ajudam a reconhecer e a evitar uma vasta gama de riscos de acidente comuns. As caraterísticas incluem um sistema de pré-colisão, cruise control adaptativo, alerta de saída da faixa de rodagem e assistência à manutenção na faixa de rodagem. Um sistema de câmara de 360 graus ajuda nos estacionamentos ou nas manobras em pisos irregulares.


O painel de instrumentos mede 10,25 polegadas, havendo ainda ecrã tátil central de 10,1 polegadas. Segundo a Toyota, o sistema multimédia foi concebido “para um funcionamento rápido e intuitivo”, com navegação que utiliza dados baseados na nuvem para integrar a mais recente informação sobre o fluxo de tráfego. A integração do smartphone também é fornecida para que o condutor possa aceder facilmente às suas aplicações e serviços preferidos.


Toyota Urban Cruiser com “ordem” para eletrificar

A marca promete ainda facilidade nos processos de carregamento, disponibilizando uma “wallbox”, a Toyota HomeCharge, concebida para funcionar sem problemas com os modelos Toyota. A aplicação “MyToyota” permitirá aos proprietários verificar o estado da carga da bateria do veículo, localizar estações de carregamento e agendar e monitorizar as sessões de carregamento.

 

Ainda sem preços divulgados, o Urban Cruiser pertence ao leque de modelos elétricos que a Toyota pretende lançar ao longo dos próximos meses. Até 2026, a marca terá 15 modelos sem emissões na sua gama, incluindo seis automóveis 100% elétricos. Recorde-se que a Toyota, através da sua gama eletrificada (incluindo-se aqui os híbridos, híbridos “plug-in” e FCEV), pretende atingir a neutralidade carbónica na Europa em 2040.


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