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VCL da Renault: “mundo de soluções”

O universo dos veículos comerciais ligeiros (VCL) está, obrigatoriamente, associado às exigências e necessidades dos clientes profissionais, com a Renault a propor gama ampla de modelos “à medida” das utilizações desejadas. Do Kangoo ao Master, todos os produtos no catálogo, elétricos e térmicos, são personalizáveis nos centros de transformação da Renault (e dos parceiros). No centro técnico de Villier-Saint-Frédéric, França, pudemos ver não só o presente, como regressar ao passado, viajando a bordo de clássicos da marca do losango.



A operação da Renault no mercado dos veículos comerciais ligeiros continua a ser fundamental para o consórcio industrial francês, que recolhe, continuamente, o “feedback” dos clientes, para melhorar os produtos e desenvolver soluções novas que fortalecem o sentido prático e facilitam sobremaneira a utilização. A marca, atualmente, prepara VCL novos 100% elétricos e trabalha em parceria com os clientes profissionais passa propor soluções adaptadas de conversão, o que obriga à disponibilidade de ferramentas que acelerem o processo de transformação para satisfação das expetativas em termos de dimensões, agilidade, conforto, ergonomia ou capacidade de carga.

 

Na atualidade, a oferta da Renault atravessa diferentes gamas e motorizações, entre térmicos e elétricos, numa abordagem em “espelho” que replica a dos ligeiros de passageiros: entre os primeiros, Kangoo (passageiros e Van), Trafic (passageiros e Van), Master Van, Duster Oroch e Alaskan, estas duas “pick-ups” para mercados sul-americanos; entre os segundos, Kangoo E-Tech (passageiros e Van), Trafic Van E-Tech e Master Van E-Tech.


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A diversidade da gama VCL está depois patente nas abordagens oferecidas em cada modelo, com a Renault a propor diferentes tipologias: de 3,3 metros cúbicos a mais de 20 metros cúbicos, de furgões a cabinas com plataforma e chassis-cabina, com até quatro comprimentos diferentes e três alturas distintas, dependendo do modelo. A título de exemplo, o Master está disponível em 450 variantes entre motor de combustão interna e elétricas.


Conversões dedicadas 

Valendo-se de uma rede de mais de 600 centros Renault Pro+, a marca enaltece a sua abordagem de proximidade aos clientes profissionais, o que permite também otimizar a área das configurações e conversões ao gosto dos clientes. Para o efeito, a Renault disponibiliza três vertentes. A primeira das quais é a oferta “Converted by Renault”, caracterizada pelo nível básico de personalização que satisfaz a grande maioria das necessidades, com modificações realizadas diretamente na linha de montagem.

 

Complementarmente, as oficinas Qstomize, localizadas no final da linha em cada fábrica Renault, permitem realizar transformações mais extensas, reduzindo os prazos de entrega, os custos logísticos e o impacto ambiental, enquanto garantem o apoio da rede Renault, com a mesma garantia do fabricante.


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Não obstante, numa terceira via, a marca conta ainda com mais de 300 carroçarias aprovadas a partir de entidades parceiras que, assim, permitem responder melhor às expectativas e exigências dos clientes profissionais.

 

A importância das conversões é destacada pela Renault com dados muito precisos: cerca de 60% dos Kangoo Van vendidos da atual geração são convertidos (com principais utilizações para soluções refrigeradas ou de espaços de trabalho), enquanto cerca de 50% dos Master vendidos são também convertidos, com muitos destes trabalhos a serem de grande envergadura para transformá-los em ambulâncias, veículos de bombeiros, transporte de bens refrigerados ou viaturas de campismo.


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Regresso ao passado 

O lado das conversões não é novo e é possível de encontrar em muitos dos veículos da coleção de clássicos da Renault, os quais são mantidos em excelentes condições por uma equipa de engenheiros, aficionados e curadores da marca francesa, os quais não só mantêm os veículos em estado de circulação, como também reúnem vários documentos referentes a cada modelo, visando assegurar a sua fidelidade em comparação com as versões originais de lançamento.

 

Na visita ao centro técnico da Renault Veículos Comerciais em Villiers-Saint-Frédéric, que comemora em 2025 o seu 60.º aniversário enquanto centro técnico de desenvolvimento e de teste de fiabilidade dos modelos comerciais da marca, foi-nos possível regressar brevemente ao passado e a eras diferentes, graças aos modelos clássicos disponibilizados pela companhia francesa, todos eles com algum grau de transformação.



Entre os modelos que pudemos conduzir, alguns dos quais autênticos “tratados” de outros tempos, estavam o Juvaquatre, produzido entre 1937 e 1960 e decorado com as cores da Nina Ricci, um 4L para serviço técnico da Renault Service, o Estafette original em configurações distintas ou, ainda, unidades dos Master e Trafic (incluindo atuais).

 

Entre os exemplos mais curiosos estava uma Estafette da polícia francesa (“Gendarmerie”), ainda com a sirene, mesa interior para a escrita de documentos (como multas…) e gambiarra de iluminação. Porém, nenhum dos jornalistas presentes era agente da autoridade, pelo que ao circular nas estradas em redor do centro de Villiers-Saint-Frédéric a palavra “Gendarmerie” no exterior tinha de estar tapada, bem como a luz rotativa no tejadilho.



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