top of page
Foto do escritorJosé Caetano

BMW lidera vendas "premium" em 2023

Atualizado: 29 de mar.

BMW, em 2023, no topo das vendas entre as marcas de “luxo”, distanciando-se (mais) da Mercedes. Tesla muito próxima da Audi!...


A BMW, em 2023, manteve a primeira posição na tabela dos fabricantes “premium” de automóveis, registando crescimento de 7,3% nas vendas, para o número de recorde de 2.253,835 exemplares registados, incluindo 330.956 elétricos, mais 92% (!) que no ano precedente (quota de 14,6%), com o iX3 entre os motores dos progressos da marca. Já o consórcio com quartel-general em Munique, Alemanha, que também integra a Mini e a Rolls-Royce, “acelerou” 6,5%, totalizando 2.555.341 matrículas.  



A Mercedes manteve a segunda posição da tabela, com resultados semelhantes aos de 2022 (no total, 2.043.800 automóveis vendidos). Estes números explicam-se com todos os problemas teve de enfrentar devido à disponibilidade limitada de componentes para MHEV (híbridos com redes elétricas complementares de 48V). Adicionalmente, a marca também foi confrontada com dificuldades na entrega de diversos produtos novos, mais no quarto trimestre de 2023 que no resto do ano.


Em contrapartida, a exemplo da BMW, a Mercedes também registou aumento bastante significativo (73%) na procura de modelos com motores elétricos em vez de combustão interna, entregando um total de 222.600 (representaram 10,9% das vendas). Somando os números da divisão de comerciais e da smart, o construtor de Estugarda, Alemanha, entregou 2.491.600 automóveis, mais 1,5% que em 2022. Neste caso, divisão comercial mais bem-sucedida, com crescimento de 8% – e um recorde de 447.800 unidades!


A Audi, curiosamente, até registou resultados melhores que as duas rivais, com 17% de crescimento nas vendas, para 1.895.240 automóveis, incluindo 178.000 elétricos (mais 51% que em 2022 e quota de 9,4%), mas teve de confrontar-se pela primeira vez com a aproximação da norte-americana Tesla, a quarta na lista, com 1.808.581 automóveis. O fabricante produz apenas elétricos e, na comparação com o ano precedente, progrediu 38% nos registos – Model 3 e Model Y valeram 96% das matrículas, Model S e Model X, combinados, apenas 4%; o Cybertruck encontra-se na fase de lançamento, mas estima-se que este modelo tenha pouco impacto nos números da companhia, nomeadamente na Europa. No entanto, mantendo-se a tendência em 2024, BMW, Mercedes e Audi sob “ameaça” da Tesla…


A Lexus, divisão de luxo da Toyota, ainda não anunciou os números finais de 2023, mas conhece-se o acumulado nos primeiros 11 meses do ano passado: 714.112 automóveis (comparativamente a 2022, mais 28%). Finalmente, a Volvo completa este “top-5”, com número recorde de vendas: 708.116 (+15%). 

0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page