Vision 4rescue: um Renault 4 E-Tech para emergências
- João Isaac
- 11 de jun.
- 2 min de leitura
Protótipo desenvolvido pela Renault e pela Software République promete dar resposta às necessidades e exigências de um serviço de emergência moderno.

O Vision 4rescue é um protótipo desenvolvido com base no novo Renault 4 E-Tech elétrico que visa reinventar o conceito de um veículo de resposta rápida a emergências, incorporando soluções tecnológicas desenvolvidas em parceria com a Software République de forma a proporcionar uma resposta mais coordenada e rápida dos serviços de emergência.
O veículo de demonstração foi desenvolvido para atuar como um centro de comando móvel, totalmente conectado, com capacidade para analisar cada situação e adaptar a resposta dos serviços de emergência em tempo real. Está equipado, por exemplo, com um drone de vigilância e dispõe de várias soluções de arrumação para outros equipamentos de assistência essenciais.

De forma a percorrer caminhos fora de estrada mais acidentados, o Vision 4rescue está equipado com dois motores elétricos, um por cada eixo, para usufruir das vantagens da tração integral. A distância ao solo foi igualmente revista, contando agora com 15 milímetros adicionais de folga. Todo o visual exterior foi revisto, adotando uma decoração em tudo idêntica à de um veículo de emergência.
A configuração do interior foi desenvolvida em colaboração com os bombeiros
Já a configuração do interior foi desenvolvida em colaboração com os bombeiros, não faltando, por exemplo, faixas refletoras que indicam quando as portas estão abertas - solução útil em condições de fraca visibilidade - bem como suportes para um conjunto de walkie-talkies. Os bancos foram desenvolvidos especificamente para o protótipo e contam com espuma reciclada de fatos de combate a incêndios, os quais já são resistentes ao fogo.
A bagageira é compartimentada e conta com uma mesa deslizante e dois ecrãs alimentados por um poderoso computador para controlo do drone de observação e para permitir as comunicações com outras forças e elementos das equipas de resposta de emergência. Por ali não faltam igualmente soluções de arrumação para os fatos e capacetes, bem como soluções de carregamento, por exemplo, para tablets.
Comentários