top of page
Foto do escritorE-Auto

BMW Vision Neue Klasse X antecipa sucessor do iX3

Atualizado: 29 de mar.

A BMW apresentou estudo que "abre caminho" ao lançamento da 2.ª geração do SUV elétrico, que estreia plataforma e propõe linguagem de "design" e abordagem aerodinâmica nova. O automóvel de produção será revelado só em 2025, mas anunciam-se, também, desenvolvimentos na conectividade e nas tecnologias de condução autónoma



O Vision Neue Klasse X dá-nos pistas muito concretas sobre a 2.ª geração do iX3 prometida para 2025, Sport Activity Vehicle (SAV) com produção confirmada em fábrica nova da BMW em Debrecen, Hungria. A base do "concept" (e do modelo de produção que antecipa) é a plataforma Neue Klasse, arquitetura concebida para a próxima geração nova de automóveis elétricos do fabricante de Munique, Alemanha, com sistemas muitíssimo mais eficientes e evoluídos técnica e tecnologicamente. O Vision Neue Klasse revelado em Munique-2023 antecipou o programa.

 

O estudo novo demonstra-nos o caminho a seguir pela BMW nos modelos com o formato Sport Utility Vechile a lançar os próximos anos, nomeadamente a linguagem de "design" mais "limpa" e moderna ou a otimização do "interface" iDrive para progressos na relação homem-máquina.



O formato do Vision Neue Klasse X é 20% mais eficiente que o dos anteriores modelos "X", com o recurso a travões novos e a pneus com menor atrito a contribuírem para resultados que "orgulham" a BMW. A marca revela, também, que este "concept" privilegia um prazer de condução máximo, como a companhia de Munique ambiciona sempre, por beneficiar tanto de sistemas de controlo do chassis desenvolvidas, propositadamente, para a Neue Klasse como da 6.ª geração de tecnologia de sistemas elétricos eDrive.



Grelha compacta e desenho atlético 

A nova linguagem estética da BMW para os modelos de gama ‘X’, mais robusta e menos complexa (leia-se simples), pretende ser reconhecida de imediato, mas também inovadora "q.b." para a marca alemã poder apelar a novos clientes do segmento "premium". Com altura ao solo generosa e arquitetura 100% elétrica, o Vision Neue Klasse X oferece a possibilidade de um interior mais espaçoso e confortável, com distância entre eixos alargada e extremidades curtas. A luminosidade a bordo é fomentada pela ampla superfície vidrada proporcionada tanto pelas janelas como pelo tejadilho panorâmico.

 

Outro dos grandes destaques vai para o regresso de uma grelha tradicional em forma de rim, mas com dimensões mais compactas, efeito tridimensional e contorno luminoso. Em conjunto, os faróis LED e a grelha criam uma assinatura de luz ativada quando o condutor se aproxima do veículo e abre a porta. A secção traseira, igualmente atlética, apresenta farolins posicionados na horizontal, separando-os elementos produzidos com recurso a impressão 3D que controlam a intensidade luminosa (para um impacto mais impressivo).

 

A cor exterior ‘Coral Silver’ contribui para a imagem de leveza do Vision Neue Klasse X.



Novo conceito interior 

A BMW, neste estudo, também apresenta como um habitáculo que tem tanto de futurista como de funcional. A posição de condução sobrelevada é combinada com um volante novo (agraciado com a designação HyPersonX) e um ecrã central com controlos táteis intuitivos que oferece ao condutor uma ergonomia muito mais intuitiva. O sistema BMW Panoramic Vision (projeta toda a informação relevante à largura do para-brisas) e os comandos por voz integrados do Assistente Pessoal Inteligente contribuem para o aumento da interação homem-máquina. Nos modelos de produção, somando-se ao BMW Panoramic Vision, Head-Up Display tridimensional para navegação e alertas de segurança.

 

A nível de experiência sonora, a BMW está a desenvolver um Personal Sound Experience acessível a partir do volante HyPersonX. Recorrendo a um controlo tátil, o condutor pode selecionar o ruído do automóvel em viagem, em tempo real, para experiência de condução muito mais imersiva.



Sexta geração do sistema elétrico 

A marca de Munique também confirma que este protótipo estreia um tipo novo de motorização elétrica (6.ª geração da tecnologia eDrive), além de sistemas mais modernos de controlo do chassis que proporcionam uma “experiência de condução adaptada às necessidades individuais”. Tem por base um "software" desenvolvido internamente pelo Grupo BMW. Dois dos quatro novos ‘supercérebros’ computacionais permitem progressos importantes no domínio da condução autónoma.

 

No que respeita à motorização, mesmo não antecipando muitas informações, a marca diz que os motores são melhores e as baterias cilíndricas de iões de lítio apresentam uma densidade volumétrica de energia 20% superior à das células prismáticas usadas até aqui. Em combinação com a utilização de uma rede elétrica de 800V, a velocidade de carregamento progride 30%, o que permiti recarregar o suficiente para 300 km em apenas 10 minutos. Adicionalmente, anuncia-se uma autonomia 30% maior, comparativamente à geração atual de automóveis elétricos da BMW.



"Neue Klasse significa a condução BMW a um nível ainda mais elevado", anuncia Frank Weber, membro do Conselho de Administração da BMW responsável pelo departamento de desenvolvimento. "No BMW do futuro, quatro ‘supercérebros’ novos: computadores de alto desempenho que trabalham em conjunto e de forma inteligente naquilo que, até agora, era processado de forma independente. Desenvolvemos o primeiro 'supercérebro' completamente ‘dentro de casa’. Integra todo o grupo motopropulsor e a dinâmica de condução e tem até 10 vezes mais poder de computação. O segundo 'supercérebro' permitir-nos-á o salto quântico na condução autónoma", disse o mesmo responsável.

 

Em matéria de sustentabilidade, o Vision Neue Klasse X é fabricado com recurso a materiais sustentáveis provenientes de plantas e sem recurso a fontes fósseis, que combina com elementos provenientes de produtos reciclados, como os plásticos oriundos de redes de pesca recuperadas dos mares.

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
bottom of page