Volvo ES90: “fastback” elétrico entre os 333 e os 680 cv
- Pedro Junceiro
- 6 de mar.
- 6 min de leitura
Concebido como um “fastback” de linhas esguias e aerodinâmicas, o ES90 dá continuidade ao esforço de eletrificação da Volvo. Assente em arquitetura elétrica de 800 V, o ES90 pode recarregar a 350 kW nos postos rápidos e percorrer até 700 km na versão de maior autonomia, enquanto as tecnologias incorporadas são atualizáveis ao longo do tempo. Quanto a potências, variam entre os 333 cv e os 680 cv.
Passo mais recente da estratégia de eletrificação da Volvo, o ES90 sucede ao S90 como a berlina de topo da marca sueca, evoluindo agora no seu conceito para um “fastback” de cinco portas (o óculo traseiro também abre) totalmente elétrico e bastante refinado, com os responsáveis da companhia a indicarem que é mesmo o Volvo mais silencioso de sempre a bordo.
Sexto modelo totalmente elétrico da marca
O ES90 é o sexto modelo totalmente elétrico da marca, juntando-se aos EX90, EX40, EC40, EX30 e EM90, este último não comercializado na Europa, no esforço para se tornar totalmente elétrica até 2040 – porém, em 2030, a Volvo quer que 90% das suas vendas sejam já feitas por modelos 100% elétricos. Cingindo-nos ao mercado nacional, a adoção da eletrificação decorre a grande ritmo: em 2024, 81% das vendas já foram de modelos eletrificados (entre elétricos e “plug-in” híbridos), sendo que 46% dos quais eram já 100% elétricos.
“O Volvo ES90 combina as nossas tecnologias mais avançadas com o design escandinavo e o conforto superior, criando um verdadeiro automóvel ‘premium’, projetado para melhorar a qualidade de vida. Ele junta-se ao EX90 como mais um dos nossos modelos de topo e solidifica a nossa posição como líder da indústria em automóveis definidos por software que aproveitam o poder da computação central”, afirmou Jim Rowan, Diretor Executivo da Volvo Cars.

Linhas simples e imponentes
A estética do ES90 não surpreende e segue de perto aquilo que já se tinha visto no EX90, o topo de gama SUV da Volvo. Porém, a marca reinterpretou a ideia de uma berlina convencional e tornou-o num “fastback” de visual desportivo, prometendo conforto, espaço e refinamento. A dianteira distingue-se pela grelha tapada e pelos faróis “Martelo de Thor”, vistos pela primeira vez no XC90 em 2014 e com tecnologia LED.
De perfil, destaca-se a linha de tejadilho fluida (com o LiDAR incorporado de forma harmoniosa), aumentando a eficiência geral e a autonomia elétrica por via do cuidado aerodinâmico (obtém um coeficiente de arrasto de 0.25 Cx). Os clientes poderão optar por sete cores exteriores e quatro opções de jantes, com tamanhos que variam entre 20 e 22 polegadas, consoante o nível de equipamento selecionado.
Na parte traseira, os farolins LED em forma de C são complementados com outros módulos LED na janela traseira, que agora faz parte do portão traseiro, de forma a facilitar o acesso à bagageira. De acordo com a marca, pode levar até 424 litros, ampliando-se para 733 litros com o rebatimento dos três bancos traseiros (individualmente), valores algo modestos atendendo aos 5,0 metros de comprimento e aos 3,1 metros de distância entre eixos. Para compensar, existe um espaço de armazenamento na dianteira (“frunk”), de 22 litros, no qual podem ser arrumados os cabos de carga.

Habitáculo de ponta
No interior, o foco está no conforto “premium” associado a materiais de qualidade superior e sustentáveis, sem escapar à identidade e princípios de “design” escandinavo, ou seja, com simplicidade e minimalismo. A Volvo destaca o espaço generoso para as pernas dos passageiros da segunda fila, mesmo no caso de adultos de maior estatura. Para melhorar a vivência a bordo, o ES90 inclui pela primeira vez na Volvo um tejadilho panorâmico com proteção UV de até 99,9%, podendo ainda ser selecionado com tecnologia electrocrómica que permite ajustar a opacidade do vidro para proteger o interior do calor.
Ainda no tema da iluminação, neste caso artificial, a Volvo propõe seis temas de luz ambiente interior para o bem-estar sensorial e uma grande variedade de opções de revestimentos dos bancos. O sistema de climatização de quatro zonas com um purificador de ar avançado tem o condão de impedir até 95% das partículas PM 2.5 de entrar no habitáculo e remover 99,9% dos alérgenos da relva, árvores e pólen.
Como já indicado, a Volvo aponta para o ES90 o estatuto de modelo mais bem insonorizado de sempre. Em termos de som, por outro lado, a marca oferece novos sistemas de áudio, com o mais avançado a ser composto por 25 altifalantes (incluindo nos encostos de cabeça e no teto) da autoria da Bowers & Wilkins, com tecnologia de áudio espacial Dolby Atmos.

Tecnologicamente, também não surpreende que o ES90 disponha de conjunto muito avançado. O painel de instrumentos digital de 9,0 polegadas concentra as informações essenciais, incluindo uma representação gráfica precisa do ambiente em redor do veículo, sendo complementado pelo “head-up display”. Já o infoentretenimento tem por base sistema Google com serviços como o Google Maps e Google Assistant, entre outras aplicações disponíveis para “download” através do Google Play.
O sistema é acedido através de um ecrã tátil de 14,5 polegadas, sendo compatível com 5G e dispondo de atualizações contínuas “over-the-air”.
Mas, mais do que isso, o ES90 exibe também os predicados de um modelo de última geração em termos de conectividade e de digitalização. Sendo produzido na plataforma SPA2, o modelo baseia-se na tecnologia “Superset” da Volvo, consistindo na integração dos módulos de “hardware” e “software” num único conjunto que permite melhorar o desempenho geral e a tecnologia de segurança ao longo do ciclo de vida do automóvel.
Neste caso, combina a configuração dual Nvidia Drive AGX Orin com a plataforma Snapdragon Cockpit da Qualcomm Technologies, com o resultado geral a ser uma potência computacional bastante avançada (oito vezes mais rápido que a geração anterior), entre as melhores do mercado, ajudando a gerir, então, as funções de navegação, entretenimento, climatização e telefone, entre outras. O condutor dispõe ainda de nova vista 3D suportada por uma câmara de 360°, auxiliando nas manobras de estacionamento.
Segurança sem concessões
Área na qual a Volvo não efetua qualquer concessão, a segurança é apontada como a prioridade do ES90, sendo o corolário de mais de 55 anos de pesquisa da marca em matéria de sinistros rodoviários. Desta forma, o ES90 conta com estrutura robusta, sistemas de retenção de última geração e zonas de deformação otimizadas. Os sistemas de segurança ativa são alimentados por um avançado conjunto de sensores, incluindo um LiDAR, cinco radares, sete câmaras e doze sensores ultrassónicos.
Este conjunto de sensores permite visão além do alcance humano para ajudar a evitar colisões e perigos na estrada, sendo praticamente todos de série. O ES90 também apresenta o sistema de compreensão do condutor, que pode detetar quando a atenção do condutor já não está focada na estrada e intervir para ajudar. Outros assistentes incluem o de proteção dos ciclistas e peões ao abrir a porta – alertando o ocupante da aproximação de um outro utilizador da via pública que se aproxime pelo ângulo morto.
Nova plataforma, mais competente
A questão da plataforma nova (800 V) acaba por ser transversal a todas as novidades do ES90, já que isso também lhe permite dispor das mais recentes evoluções em termos de sistemas elétricos e tecnologia de baterias. Os processos de recarga tornam-se mais rápidos, sendo de salientar ainda o desempenho geral melhorado e a eficiência otimizada. O resultado é o Volvo elétrico com maior autonomia de sempre – até 700 km – e o mais rápido a recarregar – até 300 km em apenas 10 minutos nos postos de 350 kW (condições ideais).
Em Portugal, o novo ES90 estará disponível com três motorizações distintas. No arranque das vendas, destaque à versão Single Motor Extended Range com motor elétrico singular de 333 cv (245 kW) de potência, tração traseira e aceleração dos 0 aos 100 km/h em 6,6 segundos. Esta versão conta com bateria de 92 kWh e tem autonomia combinada WLTP de até 650 km, recarregando a 300 kW (10-80% em menos de 20 minutos).

Em versão intermédia, a variante Twin Motor com dois motores para 449 cv (330 kW) de potência, bateria de 106 kWh e autonomia WLTP de até 700 km. Recarrega a 350 kW nos postos DC (10-80% em cerca de 22 minutos) e acelera dos 0 aos 100 km/h em 5,4 segundos.
Todas as versões contam com carregador de bordo AC de 11 kW, mas a marca propõe um de 22 kW como opcional.
Por fim, a versão mais desportiva, Twin Motor Performance, com potência combinada de 680 cv (500 kW), bateria também de 106 kWh e autonomia igualmente estimada de 700 km. A potência e tempo de recarga DC são iguais à versão anterior. Já a aceleração dos 0 aos 100 km/h cumpre-se em meros 4,0 segundos.

Gama e preços
A gama é composta por três níveis de equipamento diferenciado, com a Core a estar disponível apenas com a versão de motor singular, enquanto os níveis Plus e Ultra podem ser configurados com todas as versões de motorização. De base, ou seja, na variante Core, a marca propõe já equipamentos de série como a chave digital, bancos de ajuste elétrico, portão da bagageira elétrico, bomba de calor ou o ar condicionado de quatro zonas. As jantes podem ser de 20 ou de 21 polegadas.
Preços a partir dos 72.950€
Com o livro de encomendas aberto em mercados selecionados, incluindo Portugal, o ES90 será proposto com preços a partir dos 72.950€ para a variante Single Motor Extended Range Core, com entregas previstas para o princípio de 2026. A Volvo irá propor campanha de oferta para empresas a partir dos 62.500€ + IVA, de forma a aliciar este segmento de mercado.
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