Volvo: um milhão de XC90
- João Isaac
- 16 de jun.
- 2 min de leitura
Atualizado: 18 de jun.
Segunda geração do Sport Utility Vehicle (SUV) que "conduziu" a marca sueca para uma era nova atinge marco histórico de produção.

A Volvo anunciou hoje que já produziu um milhão de unidades da segunda geração do SUV XC90, modelo responsável por levar a marca para uma nova era. Produzido na unidade de produção de Torslanda, na Suécia, o milionésimo XC90 é um exemplar pintado na cor Bright Dusk, cuja encomenda foi realizada em Borås, na terra natal da marca.
Recorde-se que a segunda geração do maior SUV da Volvo foi lançada no mercado em 2014, tendo igualmente sido a responsável por estrear a plataforma SPA – Scalable Platform Architecture, dando início a uma nova geração de modelos que foi responsável por reinventar a identidade da marca no segmento premium.
Mais de dez anos depois do seu lançamento, o XC90 de segunda geração continua a ser um dos principais pilares do bom momento que a marca sueca atravessa. No ano passado, o XC90 teve inclusivamente o seu melhor ano em termos de vendas, demonstrando, de acordo com o comunicado oficial da Volvo, “uma longevidade rara no mercado automóvel”.
“Parabéns à nossa equipa na fábrica de Torslanda. O XC90 tem sido um modelo fundamental para a fábrica, liderando o caminho à medida que aperfeiçoamos continuamente os nossos processos de fabrico, segurança no trabalho, tecnologia, sustentabilidade e padrões de qualidade. O sucesso deste modelo é um reconhecimento à dedicação e ao trabalho incansável das nossas pessoas”, afirma Nicolas Guibert, Head of Production da Volvo Cars.
O XC90 foi recentemente alvo de uma atualização, contando inclusivamente com uma versão modernizada da plataforma SPA. Está disponível em Portugal com a motorização híbrida plug-in T8 - combina mecânica a gasolina (310 cv) com motor elétrico (145 cv), o primeiro aciona as rodas dianteiras e o segundo move as traseiras – e é proposto por um preço base de 96.817 euros. A Volvo anuncia 5,4 segundos para o arranque de 0 a 100 km/h e 1,2 l/100 km de consumo médio e 30 g/km de emissões de CO2, cumprindo-se os 71 km declarados para a autonomia elétrica.
Commentaires