top of page
Logotipo | e-auto

VW Golf GTI Edition 50 tem 325 cv

A Volkswagen apresentou a versão Edition 50 com que desenvolveu para assinalar, em 2026, os 50 anos do Golf GTI. O “cartão de visita” do compacto desportivo com motor 2.0 TSI de 325 (mais 60 cv do que na configuração básica do modelo e 25 cv do que no Clubsport) impressiona: o Golf GTI mais potente de sempre é, também, o automóvel produzido série pela marca alemã mais rápido de sempre no Circuito de Nürburgring-Nordschleife, com 20,8 km em 7.46,13 m.


O Edition 50 é o Golf GTI mais potente de sempre. O compacto desportivo integrou a gama da Volkswagen em 1976, originalmente equipado com motor 1.6 de 110 cv, e esta versão, que tem arranque de produção na fábrica de Wolfsburgo, Alemanha, planeado para o final do ano, para início das entregas a clientes ainda no primeiro trimestre de 2026, coincidindo com o 50.º aniversário do carro, apresenta-se com a variante de topo do 2.0 TSI, com 325 cv (na prática, isto representa mais 60 cv do que na configuração básica do modelo e 25 cv do que na versão Clubsport). 


O Golf GTI Edition 50 foi apresentado, oficialmente “à margem” da 53.ª edição das 24 Horas de Nürburgring, corrida realizada em pista com 25,378 km, por combinar o circuito de grande prémio (4,546 km) com o Nordschleife (20,832 km). No Inferno Verde, a designação popular do segundo, o protótipo do Volkswagen novo, durante etapa importante do programa de desenvolvimento, percorreu volta em 7.46,13 m, o melhor registo alguma conseguido por automóvel fabricado de série pela marca!



“O Golf GTI Edition 50 apresenta-se-nos como a expressão máxima do purismo do conceito GTI: combina motor muito potente com chassis de tração dianteira muito ágil e preciso”, disse Benny Leuchter imediatamente depois do recorde. Este piloto integra a equipa que trabalha no desenvolvimento dos chassis dos automóveis da marca alemã há muitos anos, experiência determinante para este resultado. “Não tenho outra forma de dizê-lo: é impressionante a forma como este carro consegue movimentar-se tão rapidamente num circuito com este nível de exigência! E o Golf GTI Edition 50 que utilizámos, tecnicamente, não tem quaisquer diferenças para o modelo que será vendido a partir de 2026”, garantiu.



Opcionalmente, o Golf GTI Edition 50 poderá contar com um pacote Performance, com chassis ainda mais otimizado (15 mm mais baixo do que o original), jantes de 19’’ ultraleves e pneus Bridestone Potenza Race do tipo “semi-slick”, e sistema de escape em titânio fornecido pela Akrapovic. “O carro tinha este equipamento e, na minha opinião, isso foi decisivo para o recorde”, confirmou Leuchter. “Este ‘setup’ permite manter as trajetórias ideais e conduzir com grande precisão. Para sermos rápidos no Inferno Verne, o carro deve compensar as irregularidades e os ressaltos da pista pista e atingir velocidades altíssimas em curva, e o Edition 50 consegue-o na perfeição”, destacou.



Não foi a primeira vez que Benny Leuchter conseguiu um recorde com um Golf no Nordschleife. Quase há 10 anos, o alemão, num Golf GTI Clubsport S3 com 310 cv, inscreveu o nome da Volkswagen entre as marcas com registos fora de série neste circuito: então, o carro com tração dianteira percorreu a volta em 7.49,21 m. Muito mais recentemente (2022), o piloto voltou ao circuito e, numa versão “20 Years” do Golf R, com 333 cv e quatro rodas motrizes, foi ainda mais rápido, com 7.47,31 m”. “Há três anos, jamais pensaria que conseguiria melhorar este registo com um Golf de tração dianteira. E o facto de tê-lo feito, e sob condições atmosféricas bastante desfavoráveis, o que sublinhar, demonstra todo o potencial do GTI novo”, concluiu.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page