VW ID. Buzz nas oficinas por falta de cinto de segurança
- João Isaac
- 6 de mai.
- 2 min de leitura
É, seguramente, uma das mais caricatas operações de recolha na história do automóvel, mas a National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), a entidade que regula o setor automóvel nos EUA, deciciu obrigar a Volkswagen a retificar a terceira fila de bancos do ID. Buzz, por entender que tem um cinto de segurança a menos!

Para tudo e para todos existem, e bem, regras a cumprir e, no caso particular da indústria automóvel, os exigentes regulamentos em vigor nos principais mercados internacionais, obrigam os fabricantes a atenções redobradas nos processos de conceção e produção dos seus carros. Mas, por esta, admitamos, ninguém esperava, tanto mais que a solução não resolve o “problema” de utilização incorreta do automóvel e não a má conceção!
A mais recente operação de recolha de automóvel nos EUA, imposta pela National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), a entidade que regula o setor no outro lado do Atlântico, afeta o ID. Buzz da Volkswagen, automóvel elétrico que tem uma variante com três filas de bancos “acusada” de não respeitar as regras, por propor espaço suficiente para três passageiros na terceira fila de bancos, mesmo se aí encontramos apenas apoios de cabeça e cintos de segurança para dois ocupantes!
Desta forma, a divisão norte-americana da Volkswagen, encontra-se confrontada com a obrigação de realizar operação de recolha e reparação de quase 5700 ID. Buzz, todos de 2025, por não cumprir com o estipulado no número 208 do “Federal Motor Vehicle Safety Standard”, o documento que regulamenta a proteção de ocupantes em caso de acidente. De acordo com a NHTSA, um banco com capacidade mais do que suficiente para três pessoas, mas que protege apenas duas, representa um risco para segurança!
A Volkswagen, para solucionar este “problema” no ID. Buzz, pediu aos concessionários que instalassem acessórios fixos novos nesses bancos, de forma a retificar-se a largura útil disponível. A marca alemã decidiu fazê-lo gratuitamente, uma vez que as reparações ao abrigo de operações de recolha não podem ser cobradas aos clientes. Não existem quaisquer queixas por parte de clientes, mas o fabricante já fez saber que pretende cumprir a “ordem”, anunciando o início do processo de notificações para o dia 20 de junho.

O risco até pode existir e a observação ser válida, mas o mesmo pode ser dito de outros automóveis com bancos traseiros de grandes dimensões. Esta “reparação” é gratuita e a Volkswagen fica isenta de responsabilidades, mas a verdade é que os clientes que optaram por esta variante do ID. Buzz ficarão com automóvel menos espaçoso.
Comments