top of page
Logotipo | e-auto

Yugo: imagens novas antecipam regresso

Depois de ter anunciado o seu possível regresso no início do ano, surgem agora novas imagens daquele que poderá vir a ser o Yugo do Século XXI.



Tal como anunciado no passado mês de fevereiro, o Yugo poderá ser um dos próximos modelos históricos a ser reinventado para uma nova era do automóvel, seguindo as bem-sucedidas abordagens de modelos como o FIAT 500, o Mini e, mais recentemente, o Renault 5.


Recorde-se que o pequeno automóvel da extinta Jugoslávia era construído com base numa mecânica FIAT e era produzido pelo fabricante Zastava. Várias décadas depois do seu lançamento original, graças ao interesse e dedicação de Alekasandar Bjelic, empresário que comprou os direitos do nome, o pequeno utilitário parece estar mesmo a preparar-se para voltar às estradas.


Depois de termos visto alguns esboços assinados pelo designer Darko Marceta, surgem agora novas fotografias que antecipam aquela que poderá vir a ser a versão final de produção do novo Yugo. Ainda que se trate de um modelo à escala, é agora mais fácil perceber o que esperar de um Yugo do século XXI graças a este estudo revelado recentemente num evento dedicado ao design de automóveis, em Munique.



O concept não tem ainda um nome oficial, mas a ligação visual ao modelo original é inegável, não lhe faltando, porém, os obrigatórios elementos estéticos contemporâneos. É disso o melhor exemplo a assinatura luminosa em LED, quer na dianteira, quer atrás, onde o nome Yugo surge igualmente iluminado e em grande destaque na barra negra que se estende a toda a largura da porta da bagageira. A linha vermelha decorativa dá-lhe ares de GTI e um toque adicional de dinamismo.


De acordo com as declarações oficiais dos seus responsáveis, Alekasandar Bjelic e Darko Marceta, o novo concept “não pretende ser uma reminiscência história, mas sim uma declaração da mobilidade desportiva e acessível do novo modelo”. Estão previstas motorizações térmicas, com e sem sobrealimentação, transmissões manuais e automáticas, bem como uma variante 100% elétrica e uma versão de aspirações mais desportivas.



O plano prevê dar início à sua produção daqui a sensivelmente dois anos, mas, a concretizar-se, o que é bastante menos provável é que o modelo venha a ser comercializado do outro lado do Atlântico, nos Estados Unidos da América. Um mercado onde o modelo original gozou de um sucesso moderado, tendo, mais recentemente, inclusivamente conquistado o estatuto de carro de culto, obviamente, numa proporção idêntica à do seu sucesso comercial.


Um concept totalmente funcional do novo modelo deverá surgir a médio prazo, mas a marca já prometeu revelar um Yugo em fase de protótipo na Expo Belgrado de 2027, ano em que pretende, também, dar início à produção do seu automóvel, obviamente, em território sérvio.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page