top of page
Logotipo | e-auto

15 elétricos novos no ECOBEST-2025

Atualizado: 27 de mai.

Nos próximos três dias, em Vairano, Itália, 15 automóveis elétricos novos à prova na sexta edição do ECOBEST Challenge, organização do AUTOBEST apoiada pela publicação italiana Quattroruote e com E-AUTO em representação de Portugal. O teste independente encontra-se certificado e, entre os itens debaixo de olho, tem as autonomias e os tempos de carregamento reais.


ree

O júri do AUTOBEST, organização europeia de jornalistas e títulos especializados no automóvel que tem E-AUTO como representante de Portugal, está em Vairano, Itália, para a sexta edição do ECOBEST Challenge, iniciativa que tem o objetivo de testar, de forma independente, as credenciais “reais” dos carros elétricos novos e não os números reivindicados pelos fabricantes. A “prova dos nove” realiza-se em condições normais de utilização, de forma a replicar a condução no quotidiano, o que permite o apuramento de resultados muito mais fidedignos. E soma-se, ainda, a certificação pelo Bureau Veritas, prova da transparência de tudo o que é feito, de forma a garantir-se a qualidade de muitas informações capazes de sensibilizarem os consumidores europeus para os benefícios da mobilidade elétrica.

 

A certificação pelo Bureau Veritas, pelo terceiro ano consecutivo, desta iniciativa é o reconhecimento da metodologia abrangente, consistente e inovadora promovida pelo AUTOBEST no ECOBEST Challenge. Os 15 carros elétricos à prova nesta sexta edição, quarta consecutiva com o apoio (logístico e técnico) da Quattroroute: Audi A6 Sportback e-tron Performance, BYD Dolphin Surf, Citroën ë-C3, Dacia Spring, Fiat Grande Panda, Ford Puma, Hyundai Inster, Kia EV3, Leapmotor T03, Mini Aceman, Opel Frontera, Peugeot e-3008, Renault 5 E-Tech Elétrico, Škoda Elroq e Tesla Model 3.



As regras do ECOBEST Challenge impõem que os automóveis sejam testados em em diversos tipos de percursos, de autoestradas a ambientes urbanos, facto que garante a transparência da operação. Para garantir resultados ainda mais precisos e realistas, modo de condução “Normal” utilizado em estradas ou autoestradas, e modo “Eco” em cidade. Todos os modelos são conduzidos até ficarem sem carga nas baterias. Os jornalistas são provenientes de diferentes países europeus, o que cumpre o conceito do «fator humano aleatório», tanto mais que a ideia é conseguir reproduzir o condutor europeu médio.

 

Durante o teste, incentiva-se a aplicação dos estilos de condução habituais no dia a dia e a utilização das tecnologias de bordo (ar condicionado e sistemas de som e navegação, por exemplo). Os condutores mudam de carro a cada 25 km, ação que previne diferenças significativas nos estilos de condução. “Testamos sete critérios e apresentamos sete classificações. Continuaremos a medir o carro elétrico mais eficiente, a maior reserva de energia depois da bateria atingir a autonomia zero no painel de bordo, a menor perda de energia durante a operação de carregamento e, ainda, a melhor relação entre a autonomia real e a autonomia homologada WLTP. O ECOBEST Challenge segue o princípio ‘vida real, tráfego real, números reais’. E o conjunto de 15 automóveis participantes nesta edição é, provavelmente, o melhor de sempre”, diz Dan Vardie, do AUTOBEST.


ree

A expectativa para este ano é de que o «ECOBEST Challenge 2025 demonstre que os automóveis elétricos estão cada vez melhores, confirmando-se as credenciais inscritas nas especificações técnicas dos carros em teste. No entanto, continuam a existir muitos obstáculos à democratização da tecnologia na Europa, a começar pela infraestrutura de carregamento e os custos. A Quattroruote testa automóveis há 70 anos e a nossa pista de Vairano está a comemorar 30 anos”, explica Alessio Viola, editor-chefe da publicação italiana, vice-presidente do júri do AUTOBEST e responsável pelo projeto ECOBEST Challenge.

 

Os resultados das medições do ECOBEST Challenge 2025 serão anunciados após o evento, durante conferência de Imprensa na Internet, e publicados por E-AUTO.

1 comentário

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
cmvmarques
26 de mai.
Avaliado com 5 de 5 estrelas.
Editado
Curtir
bottom of page