Alpine A110 elétrico ou… híbrido!
- João Isaac

- 23 de out.
- 2 min de leitura
O A110 apresentado em 2017 no relançamento da Automobiles Alpine pelo Grupo Renault contará com geração nova em 2027 e, ao contrário do que estava planeado pelo consórcio industrial francês, pode não surgir equipada só com motorizações elétricas, de acordo com a publicação britânica EVO.

Segundo o mesmo título, que cita fontes da marca de carros desportivos criada há 70 anos, por Jean Rédélé, em Dieppe, França, o A110 novo, para satisfação dos fãs que ainda não estão preparados para o fim mais do que anunciado das mecânicas de combustão interna, contará com motorização híbrida. Atualmente, trabalha-se em três variantes: “coupé” e “roadster” com 2 lugares, e GT com 2+2 lugares.
De acordo com a notícia da EVO, a motorização híbrida proposta como alternativa à elétrica estreará mecânica a gasolina desenvolvida pela Horse, sociedade criada em maio de 2024 pela Renault em colaboração com a chinesa Geely. Para os A110 alimentados só por baterias, a Alpine prepara modelos com dois motores elétricos nos eixos traseiros, sistema que beneficiará da ação de tecnologia de vectorização do binário para otimização da dinâmica.

Também de acordo com a EVO, o sistema não é derivado do que encontramos, por exemplo, no(s) A390 na rampa de lançamento e permite manter o peso abaixo dos 1300 kg, como a Alpine ambiciona. E a marca, conta-se, também está empenhada no desenvolvimento de tecnologia para trocas fáceis e rápidas dos acumuladores de energia, com o objetivo de garantir que as versões elétricas do A110 preservem as “performances” mais tempo do que o habitual. Assim, garante-se a proteção do valor do carro no mercado de usados.
O ponto final na produção do A110 atual encontra-se previsto para o próximo ano. Na gama, atualmente, três versões com motores 1.8 Turbo, com 252 cv ou 300 cv (GTS e R 70). Para o modelo de topo, que comemora o 70.º aniversário da marca e está disponível a partir de 125.000 € no nosso País, a Alpine reivindica 285 km/h de velocidade máxima e 0-100 km/h em 285 km/h.







Comentários