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Alpine A424 vence 6 Horas de Fuji!

A Alpine ganhou a 100.ª corrida na história do Mundial de Resistência (WEC), com o A424 de Charles Milesi, Ferdinand Habsburg e Paul-Loup Chapin! No Japão, nas 6 Horas de Fuji, penúltima ronda do campeonato de 2025, a 11.ª vitória da equipa francesa, mas só a terceira absoluta, e em Hypercar, e a primeira com o LMDh que sucedeu ao A480 em 2024. Na segunda posição, Peugeot 9X8 #93 (Resta, Jensen e Vergne). Em LMGT3, triunfo do Corvette Z06 LMGT3.R #81 da TF Sport, com Charlie Eastwood, Tom van Rompuy e o luso-angolano Rui Andrade.


Fotos: FIAWEC/DPPI
Fotos: FIAWEC/DPPI

No Japão, corrida entusiasmante, como acontece quase sempre no WEC, devido à concorrência muito numerosa – e é-o na qualidade na quantidade! O Alpine A424, nono na grelha de partida, até iniciou mal as 6 Horas na Fuji Speedway, penalizado por toque em adversário e infração durante paragem nas boxes, mas beneficiou de “entrada em cena” do Safety Car, após acidente entre hipercarro da Aston Martin e LMGT3 da Heart of Racing (Aston Martin Vantage), que deixou Milesi em segundo e na luta pela primeira posição com o Peugeot 9X8 de Mikkel Jensen e o Porsche 963 de Kévin Estre.

 

A cerca de uma hora da bandeira de xadrez, a equipa Alpine arriscou: os primeiros três classificados pararam nas boxes pela última vez, os franceses trocaram só os pneus esquerdos do A424, enquanto Peugeot e Porsche substituíram os conjuntos de quatro. Isto representou poupança de tempo que deixou Milesi no comando da corrida. Depois, o francês, conduzindo sempre sem erros, controlou os ritmos dos dois perseguidores e venceu com vantagens de 7,682 s para Jensen e 8,167 s para Estre.



“Ganhei uma corrida com dois dos meus melhores amigos no ‘paddock’, continuo sem conseguir dizer bem o que isto significa. O Charles e o Paul-Loup motivaram-me muito sempre que errava ou não estava no ritmo certo. Vencemos juntos como equipa, mas conseguimo-lo, sobretudo, graças a eles. Já sonhava com esta vitória há muito tempo”, exclamou Habsburgo, o único piloto num Hypercar que não tem o nível de topo Platinum. E, com este sucesso em Fuji, a Alpine é a quarta marca a ganhar nas últimas quatro rodas do WEC, sucedendo a Ferrari (Le Mans), Cadillac (São Paulo) e Porsche (Austin).


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No circuito nipónico, segunda posição quase tão surpreendente como a primeira. Conseguiu-a o 9X8 #93 da Peugeot. É o melhor resultado da marca francesa desde o regresso ao WEC, no arranque da temporada de 2022, e o quarto pódio, segundo este ano – até aqui, como melhores registos, somente os três terceiros lugares em Monza-2023, Bahrain-2024 e Austin-2025. Em Fuji, apenas um Ferrari, o #83 da AF Corse, terminou as 6 Horas no “top-10” e, por isso, os títulos mundiais decidem-se na última corrida da temporada, a 8 de novembro, em Sakhir, no Bahrain (8 Horas).

 

O Cadillac V-Series.R #12 arrancou da “pole”, mas foi só sétimo. A Porsche, com o 963 #5, conseguiu a quarta posição, a Peugeot, com o 9X8 #94, terminou na quinta e a Aston Martin, com a sexta posição do Valkyrie #009, obteve, no Japão, o melhor resultado na época de estreia em Hypercar.



Corvette da TF Sport vence LMGT3 

Na categoria LMGT3, e pela segunda corrida consecutiva, o Ferrari 296 LMGT3 #21 da Vista AF Corse cruzou a linha da meta na primeira posição, mas foi só segundo classificado, devido a penalização de 5 s por violação regulamentar. Vitória para o Corvette Z06 LMGT3.R #81 da TF Sport, com Charlie Eastwood, Tom van Rompuy e Rui Andrade – o luso-angolano estreou-se no Mundial em 2021, tinha quatro êxitos em LMP2, mas ainda não tinha comemora qualquer sucesso com a equipa inglesa que representa desde o ano passado!



Os comandantes da categoria (Manthey 1ST Phorm) foram “apenas” quintos, num Porsche 911 GT3 R LMGT3, resultado que também adiou a decisão dos títulos para a ronda que encerra o campeonato, no Bahrain. O português Bernardo Sousa, no Ford Mustang LMGT3 #77 da alemã Proton Competition, foi penalizado com “drive trough”, após toque no Lexus LC F GT3 #78 da Akkodis ASP, na curva 16 do circuito nipónico. Depois da sexta posição no Circuito das Américas, em Austin, EUA, 12.º em Fuji, a uma volta dos vencedores.



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