AMG prepara GT Track Sport
- José Caetano
- 27 de jul.
- 2 min de leitura
A Mercedes-AMG, depois de apresentar o GT XX, protótipo com três motores elétricos de fluxo axial e “mais de 1360 cv” e sistema que admite carregamentos da bateria a mais de 850 V que antecipa o substituto do GT 4 Portas Coupé (2018), também anunciou que está a trabalhar na conceção desportivo novo para posicionar no topo da gama GT. O plano da divisão da marca alemã é passar a contar com automóvel orientado só para os circuitos e capaz de “atacar” diversos recordes das voltas mais rápidas, nomeadamente o do icónico Nürburgring-Nordschleife. E esta ambição pressupõe carro que rivaliza, por exemplo, com o 911 GT3 RS da Porsche!

Se o GT XX, na forma de “concept”, tem motorização elétrica, o GT Track Sport, o nome da criação nova da Mercedes-AMG, conta com a variante mais moderna do V8 4.0 biturbo da divisão desportiva, mecânica que supera os 800 cv, se dispuser de sistema híbrido (476 cv a 612 cv nas versões 55, 63 e 63 Pro, 816 cv na 63 S E Performance). E diz-se mesmo que a ideia é propor automóvel ainda mais potente do que o GT Black Series de 2020 (730 cv, 0-100 km/h em 3,2 s e velocidade máxima de 325 km/h!), carro com aerodinâmica ativa que deteve, temporariamente, o recorde do Nordschleife, com 20,832 km em 6.43,616 m.
A AMG, para este projeto de conceção do GT Track Sport, aproveitou todo o conhecimento técnico adquirido em competição, com o programa GT3, principalmente na aerodinâmica e na suspensão. De acordo com diversas fontes, admite-se mesmo a produção em edição superlimitada de “derivado” homologado para a estrada de automóvel desenvolvido sob o lema “born in Affalterbach (“Nascido em Affalterbach”, traduzindo livremente). A segunda geração do GT (2 portas) foi apresentada em 2023 e tem protagonizado carreira comercial muito bem-sucedida.
A AMG, para promover o GT Track Sport, abriu as portas de Affalterbach, o quartel-general da divisão desportiva da marca da estrela, Alemanha, e divulgou fotografias de protótipos camuflados a cumprirem etapas do programa de desenvolvimento. Este superdesportivo, confirmando-se as expectativas, entrará em produção apenas durante o próximo ano. No entanto, no início de setembro, no IAA de Munique, é provável que fiquemos a saber mais informações.
Comentários